Notícia no Ato

Pesquisa irá analisar a agricultura urbana em Lages

A pesquisa está sendo desenvolvida pelo doutorando Moises Sávian, em Produção Vegetal no CAV-Udesc. O objetivo é caracterizar o cultivo vegetal que ocorre no espaço urbano de Lages e avaliar a relação dessa prática com a segurança alimentar e nutricional.

Em um cenário de urbanização crescente, inevitável e insustentável a agricultura permanece sendo praticada nas áreas urbanas e tem sido apontada como uma alternativa para promoção da segurança alimentar e nutricional. 

Moisés explica a escolha do tema e a importância para a cidade, “Foi escolhido em função de perceber esse potencial que a agricultura tem, de ser uma atividade transformadora nas cidades, seja pela capacidade de produzir alimentos saudáveis, como a capacidade de fazer o uso de resíduos orgânicos.”   

Com isso, serão desenvolvidos dois levantamentos: o primeiro irá caracterizar o cultivo vegetal na cidade de Lages e especificar a população responsável e suas motivações utilizando a metodologia do levantamento com o uso de questionários semiestruturados. 

Já o segundo, irá avaliar a partir de imagens de satélite de toda a cidade os espaços vazios, buscando compreender as limitações e potencialidades da agricultura urbana. E assim, identificar e caracterizar os benefícios sociais, econômicos e ambientais. 

O pesquisador acredita que, a agricultura urbana é realizada por uma parcela da população buscando atender suas próprias necessidades alimentares. E a motivação para a realização da agricultura nas cidades estaria relacionada principalmente ao bem-estar.

As pesquisas já iniciaram mas, por conta da pandemia, e as medidas restritivas, o próximo passo que seria a pesquisa de campo com aplicação de questionários, que estava previsto para março, teve de ser suspensa temporariamente. 

Mas, no momento está sendo realizado o mapeamento dos espaços vazios, para assim, saber qual é o percentual de espaços vazios na cidade, onde estão localizados, próximos de que bairro ou região.  

Além da importância da pesquisa, Moisés ressalta a contribuição que terá para a cidade. “Vai fazer um verdadeiro diagnóstico sobre a situação da agricultura urbana em Lages, com o apoio do mapa teremos clareza dos lugares que a agricultura poderia ser praticada para promover o desenvolvimento” finaliza. 
Texto e foto: Jordana Boscato – Assessoria de comunicação  

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!