Notícia no Ato

Coronavírus: sábado com fiscalização atuante da Força de Segurança em toda cidade

Ação tem como objetivo o cumprimento do Decreto 18.062 assinado pelo prefeito Antonio Ceron no combate e prevenção ao novo Coronavírus

Neste sábado (18 de julho) a Força de Segurança composta pela Defesa Civil Municipal, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Policia Civil e Diretoria de Trânsito (Diretran) saiu às ruas e avenidas de Lages para o trabalho de fiscalização no cumprimento do Decreto nº 18.062, assinado na última semana pelo prefeito Antonio Ceron, com base na prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

Já no início da tarde as equipes foram divididas e percorreram o Centro, o bairro Coral, áreas adjacentes e comerciais de alguns bairros para verificação do cumprimento do horário de fechamento do comércio em geral, estabelecido para às 14 horas, nos sábados. Na ocasião diversos estabelecimentos comerciais foram flagrados não cumprindo o Decreto. Todos foram fechados de forma imediata pela Força de Segurança e os gerentes e proprietários advertidos.

Os espaços públicos, praças e parques também foram fiscalizados. Algumas pessoas ainda insistiam em se aglomerar nestes locais. Todos foram orientados a se retirarem e voltarem para suas residências. Na localidade de Salto Caveiras também houve fiscalização.

No período da noite as equipes retornaram para a fiscalização de bares, restaurantes, boates, lanchonetes, pizzarias, mercearias, mercados, lojas de conveniência, festas, aglomerações de pessoas, entre outros. Um mercado no bairro Promorar foi fechado por não respeitar o horário limite de funcionamento. Uma mercearia, no bairro Caroba, também foi fechada por não cumprir o horário determinado no Decreto. Já no bairro Coral, na avenida Camões, a Força de Segurança abordou uma aglomeração de jovens que praticavam skate.

Também no bairro Caroba, uma festa de aniversário, com aglomeração de pessoas foi imediatamente interrompida. O proprietário do imóvel foi advertido e todas as pessoas orientadas para se retirarem do local e voltarem para suas casas. “Não é o momento para festas e outros tipos de atividades em grupos de pessoas. Temos que ter consciência do atual momento da pandemia em nosso município. Precisamos ter todos os cuidados para que a situação não se complique nos próximos dias na cidade”, comentou o secretário executivo de Defesa Civil, Luiz Henrique de Souza.

O descumprimento das normas poderá ensejar na penalidade prevista no art. 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa), passível de detenção e multa. Os estabelecimentos que não cumprirem com as condições de posturas e sanitárias serão interditados por um período de um dia. A cada reincidência o período de interdição será dobrado sucessivamente.

Neste domingo (19 de julho) a Força de Segurança atuará novamente em todos os pontos da cidade para a fiscalização dos estabelecimentos e no cumprimento por tarde da comunidade ao Decreto Municipal que estabelece medidas restritivas em Lages no combate à Covid-19.

Texto: Ari Junior/Fotos: Ari Junior e Ary Barbosa de Jesus Filho

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário