Notícia no Ato

Coronavírus: terceira fase do estudo EPICOVID19-BR será realizada em Lages na semana que vem

A pesquisa consiste em testes rápidos para o Coronavírus realizados em residências aleatórias, onde os moradores são convidados a participar e saber instantaneamente se estão infectados ou não

Lages já participou de duas etapas da pesquisa intitulada “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: estudo de base populacional”, uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A terceira fase será realizada no município dos dias 21, 22 e 23 de junho. O objetivo é conhecer a proporção de casos positivos para o Coronavírus na população.

A pesquisa consiste em testes rápidos para o Coronavírus realizados em residências aleatórias, onde os moradores são convidados a participar e saber instantaneamente se estão infectados ou não. Os pesquisadores são credenciados pelo Ibope, que estarão devidamente identificados por meio de um crachá.

De acordo com o secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza, nas duas fases da pesquisa foram realizados 465 testes, sendo 250 na primeira etapa e 215 na segunda. Nenhum caso foi confirmado para a Covid-19 nestes estudos. “Ficamos felizes com este resultado, embora sabemos que a doença vai avançando gradativamente em nosso município e região. Não podemos deixar de lado todos os cuidados necessários. Estamos trabalhando arduamente para conter a disseminação do vírus entre a população, mas precisamos muito da colaboração de todos”, destaca o prefeito Antonio Ceron.

Lages é uma das 133 cidades brasileiras contempladas com a pesquisa. O roteiro é de conhecimento da Secretaria Municipal da Saúde, mas não será divulgado para evitar eventuais golpes e preservar a identidade dos cidadãos que possam ter a doença confirmada.

Texto: Aline Tives/Prefeitura de Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário