Notícia no Ato

Defesa Civil Municipal capacita segunda turma de voluntários da comunidade

Nas atividades práticas foram abordados temas como: monitoramento de rios e réguas, atendimento a destelhamentos, interdição de edificações em risco, retirada de árvores em risco, acionamento de abrigos temporários e retirada de famílias de áreas críticas, resgate aquático, entrega de lona e entrega de mantimentos

Estar preparado para auxiliar a comunidade nos momentos mais adversos causados pelas ações da natureza ou até mesmo do homem. Com este objetivo a Prefeitura de Lages, através da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou neste sábado (29 de fevereiro) em uma chácara, no interior do município, a segunda capacitação com uma nova turma de voluntários da comunidade.

O programa de capacitação foi dividido em duas partes, entre teórica e prática. Na oportunidade foram repassadas orientações básicas sobre o trabalho da Defesa Civil, legislação pertinente, primeiros socorros, salvamentos e regate de pessoas em situações de risco. Nas atividades práticas foram abordados temos como: monitoramento de rios e réguas, atendimento a destelhamentos, interdição de edificações em risco, retirada de árvores em risco, acionamento de abrigos temporários e retirada de famílias de áreas críticas, resgate aquático, entrega de lona e entrega de mantimentos. Ao final das atividades, todos os voluntários receberam um certificado de conclusão da capacitação.

O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Lages, Jean Felipe Silva de Souza, lembrou que as pessoas da primeira turma de voluntários já foram chamadas em duas situações no final do ano passado. “Na maioria das vezes os eventos são climáticos e a participação destes voluntários devidamente capacitados é de suma importância para os trabalhos realizados”, disse.

O vice-prefeito, Juliano Polese, destacou que esta é uma atividade inovadora e importante para a municipalidade. “Já realizamos um curso inédito com os servidores comissionados da prefeitura e tivemos a primeira turma no ano passado. Portanto, nosso dever é sempre estar presente em todos os momentos com a comunidade que mais necessita da ajuda do poder público”, comentou.

Para o prefeito Antonio Ceron o trabalho de prevenção auxilia na implementação de ações e diretrizes, planos, programas e projetos para a minimização e rápidas respostas aos desastres.

Texto e fotos: Ari Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário