Notícia no Ato

Dia de Finados movimenta os cemitérios municipais de Lages

A gerente de cemitérios municipais de Lages, Isabel Cristina Stanck de Oliveira, disse que a comunidade lageana está satisfeita com a iniciativa do prefeito Antonio Ceron em determinar a aquisição do Cemitério da Paz, por parte da municipalidade

O dia de Finados, 2 de novembro de 2019, começou bem movimentado nos cemitérios municipais de Lages: o Cruz Das Almas, entre os bairros Centro, Triângulo e Santa Rita; o Nossa Senhora da Penha, no bairro de mesmo nome; e o Cemitério da Paz, no bairro Guarujá. Estes três cemitérios são administrados pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal Serviços Públicos e Meio Ambiente.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, nas duas semanas que antecederam este Dia de Finados, os serviços de preparação para a visitação pública já haviam iniciados de forma intensiva, com organização de cronograma dos períodos de permissão para limpeza e reforma de túmulos, a realização de serviços públicos em geral realizados por equipes da prefeitura, bem como com o cadastramento dos vendedores ambulantes que tradicionalmente vende flores e velas em frente aos cemitérios. Tudo isso foi devidamente e previamente preparado para que os três cemitérios municipais estivessem em perfeitas condições de visitação neste dia especial de 2 de novembro.

A gerente de cemitérios municipais de Lages, Isabel Cristina Stanck de Oliveira, disse que a comunidade lageana está satisfeita com a iniciativa do prefeito Antonio Ceron em determinar a aquisição do Cemitério da Paz, por parte da municipalidade. “A procura pela aquisição de lotes para sepulturas no Cemitério da Paz tem sido muito grande. Com isso, fica assegurado que a comunidade aprovou a iniciativa do poder público municipal em implantar um novo cemitério para atender a demanda de sepultamentos”, afirma Isabel Stanck.

“Informamos às famílias que ainda não fizeram o recadastramento das sepulturas de seus entes queridos no Cemitério da Penha, que procurem a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente no período das 13 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Ainda tem 20% das sepulturas deste cemitério sem efetivação de recadastramento”, fala Isabel.

A gerente também disse que a prefeitura está efetivando o recadastramento das sepulturas do Cemitério Cruz das Almas. “Iniciamos esse serviço no dia 1º de outubro e já estamos com 20% das sepulturas já recadastradas. O atendimento público está sendo é feito no setor administrativo do Cruz das Almas em horário comercial: das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, semanalmente. Para isso é necessária apresentação de título de concessão perpétua dos lotes do cemitério ou a escritura e as certidões de óbitos que as famílias têm, sendo que desta forma o recadastramento ficará 100% efetivado”, informa Isabel Stanck.

Ela disse que a meta da prefeitura é iniciar o ano de 2020 com o Sistema Informatizado de Sepultados e Sepulturas dos Cemitérios Municipais em operação. “Já no início de 2020 deveremos dispor de um link no site da Prefeitura através do qual as pessoas poderão acessar via internet o local exato das sepulturas de seus entes queridos (devidamente cadastrados), nos cemitérios municipais”, conclui Isabel.

Serviço para pessoas com necessidades especiais – no Cemitério Nossa Senhora da Penha um veículo adaptado prestou serviços de leva e traz para pessoas com necessidades especiais.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário