Notícia no Ato

Amures mobiliza missão técnica de turismo ao Rio Grande do Sul

Conhecer atrativos naturais e as vinícolas de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, com objetivo de colher modelos e cases de sucesso possíveis de serem replicados na Serra Catarinense. É o principal objetivo de uma missão formada por 40 pessoas entre gestores municipais de turismo, empresários, produtores rurais, agentes de viagens e servidores ligados ao setor, dos 18 municípios da Serra Catarinense.


A delegação embarcou para o Rio Grande do Sul, na madrugada desta sexta-feira (04) e permanece no estado vizinho por dois dias cumprindo uma extensa agenda. Custeada através de um projeto do Sistema Amures em parceria com o Sebrae, a missão passará também pela rota turística Caminhos de Pedra para conhecer os atrativos voltados ao resgate do patrimônio cultural dos imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1875.
Caminhos de Pedra tem esse nome devido a preservação de dezenas de casas históricas, feitas de pedras e madeira. Hoje, no entanto, mais do que um acervo arquitetônico, o local oferece ao turista um mergulho ao folclore, à arte e também à peculiar rotina de algumas das primeiras famílias italianas que chegaram na Serra Gaúcha.
De acordo com o secretário executivo da Amures Walter Manfroi, dentro desse projeto que prevê a missão ao Rio Grande do Sul foi contratado o Sebrae para prestar consultoria de turismo aos 18 municípios da Serra Catarinense. “Esta semana foi apresentado o diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Lages. Todos os municípios terão o seu plano”, afirmou.
No roteiro da missão consta reunião para troca de experiências com a executiva da Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra, que trabalha em parceria com hotéis, pousadas, restaurantes, cafés, vinícolas, atrativos turísticos, lojas, artesanato, parques, clubes, shopping, e entidades diversas na promoção do turismo.
Numa outra pauta, a reunião será para troca de experiências com a Associação Caminhos de Pedra. A missão quer conhecer o trabalho de fortalecimento da identidade cultural e patrimonial desenvolvido numa base comunitária do agroturismo. O relatório da missão deve ser apresentado aos gestores da Amures, na próxima assembleia de prefeitos.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário