Notícia no Ato

Grupo SCC realiza Encontro de Jornalismo em Florianópolis

 

Evento reuniu profissionais e contou com a palestra de Roberto Cabrini e Rubens Gargalaca Jr.

O Sistema Catarinense de Comunicações realizou, nos dias 28 e 29 de junho, em Florianópolis o seu Encontro de Jornalismo 2019. O evento teve início com a exibição do Documentário sobre os 80 anos do Grupo SCC e em seguida foi a vez de Roberto Cabrini, apresentador do Conexão Repórter falar sobre os desafios do jornalismo investigativo, bem como sobre os principais momentos de sua carreira. No sábado (29), foi a vez de Rubens Gargalaca Jr, diretor do programa Domingo Legal, falar sobre como a criatividade, característica tão comum no entretenimento, pode contribuir para o dia a dia do SCC/SBT.

O Encontro de Jornalismo do Grupo SCC reuniu profissionais do SCC/SBT, Rádio Clube de Lages e Rádio Gralha de Urubici. A abertura do evento foi feita pelo Dr. Roberto Amaral, presidente do Sistema Catarinense de Comunicações, que destacou o crescimento e os investimentos realizados pelo Grupo nos últimos anos, bem como a constante busca pela excelência na gestão do SCC. “Ao longo desses 80 anos o Sistema Catarinese de Comunicações se destacou pela busca constante da inovação, pelo investimento em novas tecnologias e soluções e pela responsabilidade social. Vivemos o melhor momento do Grupo SCC. Estamos aprimorando cada vez mais a nossa gestão por processos, por meio do modelo PMGI (produto, mercado/marketing, gestão e institucional), implementado na estrutura organizacional da empresa, e vislumbramos um futuro de muita solidez e sucesso para o SCC.

Em sua palestra, Roberto Cabrini destacou que o trabalho do jornalista não é o de julgar, mas de dar voz às pessoas. “Todos têm o direito de falar e expor a sua versão da história. Quem fará o julgamento é o público, mas é papel do jornalista dar voz às pessoas, independente do que elas tenham feito, pois sempre há uma lição a aprender”. Cabrini também ressaltou a necessidade de os profissionais estarem abertos a mudar de opinião quando os fatos são incontestáveis e a importância de estar atento ao que acontece à sua volta. “A pauta que chama a atenção e é relevante para o cidadão não necessariamente está dentro dos gabinetes, pode estar na esquina, numa conversa na feira ou no balcão da padaria”.

Gerson Cruz, diretor de jornalismo do SCC/SBT, destacou a importância do localismo na programação da emissora. “O jornalismo local ganha cada vez mais força no SCC/SBT e precisamos estar alinhados e com foco no nosso público. O encontro serviu justamente pra isso. Foi uma grande oportunidade de pensar no que estamos fazendo e como podemos melhorar. Estiveram conosco grandes profissionais de comunicação que nos fizeram refletir sobre inovação, criatividade e ética na condução do nosso trabalho. Saímos empolgados e com vontade de fazer mais e melhor”.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário