Notícia no Ato

Marcius Machado solicita mais placas de sinalização para diminuir acidentes com animais nas rodovias

A placa de trânsito de cor amarela com o desenho de um animal alerta os motoristas para tenham mais atenção para eventuais passagens de animais na pista. O deputado estadual Marcius Machado (PL) solicitou realizações de campanhas para conscientização no trânsito e colocação de mais placas advertindo o condutor do trânsito de animais.

Atualmente, estima-se que 475 milhões de animais são atropelados a cada ano nas rodovias brasileiras, conforme explica a pesquisa foi feita pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com base em 14 estudos científicos que abarcam todas as regiões do país.

Na maioria das vezes, os animais atropelados não são notados pelos motoristas por serem de pequeno ou médio porte. Para o deputado Marcius, é preocupante o índice de acidentes de destruição involuntária da fauna.

“O índice de atropelamento, segundo o estudo, varia em 43 milhões de vítimas de médio porte, como gambás, lebres e macacos. A menor parte, correspondente a dois milhões de mortes, é composta por animais de grande porte, como capivaras, tamanduás, veados e onças. Muitos deles são ameaçados de extinção. Já o maior número de mortes é de pequenos vertebrados”, fala.

As placas são o único mecanismo diário de alerta e conscientização, diz o parlamentar. “As pessoas pensam que não vão se deparar com um animal na estrada, a placa anuncia que existe essa possibilidade, incentiva a preservação com a vida que habita ali e protege o motorista que está no volante,” completa.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário