Notícia no Ato

Semasa alerta população sobre furtos de hidrômetros em residências

 

A primeira providência é ir até a Delegacia de Polícia Civil registrar um Boletim de Ocorrência, pois a reposição dos hidrômetros somente será realizada após a apresentação deste documento

Somente na madrugada desta quinta-feira (16 de maio) a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) recebeu dez reclamações de moradores que tiveram seus hidrômetros furtados. O caso vem sendo recorrente nas últimas semanas, o que preocupa a Administração Municipal, pois os atos representam prejuízo aos cofres públicos, que precisam repor o equipamento de medição, além do desperdício de água quando ocorrem vazamentos prolongados pela sua falta.

A Semasa alerta os moradores que a primeira providência após a constatação do furto é ir até a Delegacia de Polícia Civil registrar um Boletim de Ocorrência, pois a reposição dos hidrômetros somente será realizada após a apresentação deste documento. “A princípio a prefeitura fornece gratuitamente apenas o primeiro hidrômetro, já o segundo será cobrado em outros casos. Por isso, é importante o proprietário comprovar a ocorrência do furto o mais rápido possível para não haver nova cobrança”, afirma o secretário da Semasa, Jurandi Agostini. Atos de vandalismo seguem o mesmo procedimento.

Outro alerta é sobre a revenda destes equipamentos. A população precisa estar atenta ao comprar um hidrômetro furtado, pois o mesmo apresenta um número de série gravado, pelo qual é controlado pelo sistema da Secretaria. “Caso alguém adquira informalmente um hidrômetro que tenha sido fornecido pela Semasa também poderá sofrer penalidade”, alerta o secretário, que lamenta o ato que acaba trazendo prejuízo à municipalidade. Cada hidrômetro custa em média de R$60 a R$70 reais.

Texto: Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário