Notícia no Ato

Depois de quase meio século agora querem desalojar famílias

É verdade! Alguns moradores moram naquele local a mais de 50 anos. Estamos se referindo às famílias que residem ao longo da faixa  da rodovia, em frente à ADR-Lages, numa área não edificante dos 35 metros.

O DENIT entrou com uma Ação Judicial numa das Varas da Comarca de Lages, solicitando a desocupação da área pelos moradores, que não são poucos. São famílias que tem idosos, jovens, crianças, etc. E como se sabe, não têm onde ir. O presidente da Associação de Moradores daquele bairro, Nelson Alves, disse que, “os moradores estão sendo notificados por um Juiz titular de uma Vara da Comarca de Lages, para que desocupem suas casas. Já que, o DENIT-Departamento Nacional de Infra estrutura, através de uma Ação Judicial solicita que a área seja devolvida tendo em vista ser de propriedade do Governo Federal. Os moradores não cumpriram a ordem da Justiça Pública por não terem para onde ir. O secretário municipal da Habitação e Assistência Social esteve no local, viu a manifestação e se omitiu. Não conversou com os moradores. Não deu explicações nenhuma. Principalmente qual será o destino das famílias que serão desalojadas. Nada informou. Comenta-se por aí que, os moradores aqui do bairro serão levados para uma área que foi doada pelo Exército Brasileiro, no bairro Ferrovia. Isso é o que se comenta. Não sabemos se tem um fundo de verdade nisso. A verdade é que, dita área nem se quer foi feita a terraplenagem. E aos moradores foi dado um prazo de 5 meses para desocupar este local,” frisou o presidente da Associação de Moradores, Nelson Alves.

Vereador em defesa dos moradores

O vereador David Moro ao saber da manifestação dos moradores, se fez presente ao local. “Ninguém sabe ao certo qual será o desfecho dessa situação. Alguns moradores já foram notificados para que desocupem o local. Outras famílias em sequer têm conhecimento. São processos individuais. Nossa primeira providência será o de fazer uma busca junto aos órgãos competentes, como Fórum, Denit, secretaria da Habitação e Assistência Social, para depois então orientarmos as famílias. Existem cogitação de que as famílias serão encaminhadas para o aluguel social. Porém, se pudermos evitar que o poder público tenha um gasto com o aluguel social, isso faremos. Quem não se lembra do Projeto Ponte Grande? O caso aqui, no meu entendimento, deve-se primeiro, construir as moradias para depois solicitar às famílias as devidas desocupações da área pleiteada pelo DENIT”, observou o vereador David Moro.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário