Notícia no Ato

Prefeitura melhora 600 quilômetros de estradas rurais

“O Porteira Adentro vem de encontro a maior demanda das comunidades do interior: estradas em perfeitas condições de trafegabilidade”,  prefeito Antonio Ceron

Apoiar a produção agropecuária do município tem sido uma determinação do prefeito Antonio Ceron e, um dos projetos que traz importantes benefícios ao homem do campo é o Porteira Adentro em execução há cerca de um ano.Trata-se de projeto amparado em Lei do Executivo Municipal aprovado na Câmara de Vereadores e que legaliza a execução de obras de melhorias nas estradas de acesso às propriedades rurais (além da porteira).O prefeito Antonio Ceron destaca o total de 600 quilômetros de estadas do interior abrangidas por obras gerais de melhorias (patrolamento, cascalhamento, drenagem) executadas nos primeiros dois anos da atual administração público-municipal.“A malha viária municipal é de 2.049 quilômetros, a qual tem sido frequentemente atendida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca com obras de manutenção geral. Valorizar as famílias que vivem e produzem alimentos no campo é uma das nossas metas administrativas e o Porteira Adentro vem ao encontro da maior demanda das comunidades do interior, ou seja, estradas em perfeitas condições de trafegabilidade”, disse Ceron.

O secretário municipal da Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, explica que o Porteira Adentro é uma antiga reivindicação dos produtores rurais, especialmente daqueles inseridos no contexto da agricultura familiar, os quais enfrentam uma série de dificuldades para se manterem produzindo, no meio rural.“É inadmissível que, na época em que vivemos, o homem do campo continue, em determinados casos, puxando sua produção com carrinho de mão, por causa das más condições de trafegabilidade nas estradas de acesso às propriedades”, disse Uncini. Segundo o secretário, as obras de melhorias realizadas são de baixo custo para a Prefeitura e de grande valia para os produtores rurais. “O Porteira Adentro permite que se melhorem as condições dos acessos às propriedades e é uma forma de valorizar o pequeno produtor rural, aquele que geralmente trabalha com dificuldade, seja ela financeira ou por falta de boas estradas para escoar a produção”, ressalta.Uncini explica que este projeto está inserido nas obras de melhorias gerais das estradas vicinais, compreendendo patrolamento e alargamento das estradas, drenagem, cascalhamento e recuperação de pontes e bueiros.

Prefeito vistoria obras

Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Antonio Ceron, acompanhado do vice-prefeito Juliano Polese, do secretário da Agricultura e Pesca Osvaldo Uncini, do secretário da Administração e Fazenda, Antonio Arruda, do Procurador Geral do Município, Agnelo Miranda, esteve na localidade de Entrada do Campo, onde 15 propriedades rurais foram beneficiadas pelas obras do projeto Porteira Adentro. Depois da vistoria às obras, o prefeito almoçou com os proprietários rurais. Agora, a próxima vistoria ocorrerá na localidade de Rancho de Tábuas.Ao todo, 95 famílias já receberam as obras do Porteira Adentro. As comunidades beneficiadas são as das localidades de Santa Terezinha do Salto, Passo do Souza, Três Árvores, Entrada do Campo, Coxilha Rica, Mangueirão e Rancho de Tábuas.De acordo com o secretário Uncini, as obras já realizadas foram custeadas com recursos advindos de convênio firmado pela Prefeitura com o Governo do Estado, no valor de R$ 6 milhões, investimentos feitos ao longo de 2017 e 2018. Um percentual de 10% do custo individual das obras de melhorias do Porteira Adentro (especificamente) é custeada pelos proprietários rurais, de acordo com o convênio.“Essa colaboração vem através do pagamento de combustível (óleo), por exemplo, para máquinas e veículos utilizados nas obras”, destaca.Segundo Odair José Ribeiro dos Santos, da Fazenda Caraguatá, em Entrada do Campo, a propriedade de 130 hectares, onde se produz gado de corte e ovinos, é cultivada com milho, moranga e pastagens, atividade familiar já há 100 anos. “As terras desse entorno eram de propriedade de meu avô. Minha família sempre viveu aqui e agora estamos contentes com as melhorias nas estradas. Para nós que vivemos no interior é muito importante ter boas estradas. Há muito tempo a comunidade pedia esse melhoramento agora realizado”, falou.

Fotos: Toninho Vieira e Iran Moraes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário