Notícia no Ato

Implantação de ferramenta pelo enfrentamento de violência contra à mulher é recomendada à Prefeitura

A moção legislativa 230/2018 sugere que a Prefeitura implante no município o aplicativo “Salve Maria”, uma ferramenta desenvolvida pelo governo do Piauí para facilitar denúncias de casos de violência contra a mulher. A proposta assinada pelo vereador Pedro Figueredo (PSD) será encaminhada para apreciação do prefeito Antonio Ceron (PSD).

Desde que foi lançado, em março de 2017, já foram realizados mais de 10 mil downloads do aplicativo. A ferramenta foi desenvolvida com dois botões: um é o “Botão do Pânico”, no qual a vítima de violência aciona a polícia para atender o caso. O dispositivo envia a localização da pessoa, o que facilita o deslocamento da viatura mais próxima para atender ao chamado.

O segundo botão pode ser usado por qualquer pessoa, desde amigos, parentes e/ou vizinhos de alguma mulher em situação de violência. Neste a população pode anexar fotos, vídeos e imagens da agressão, além de informar o nome do agressor, da vítima, endereço e outras informações de maneira anônima. A plataforma do aplicativo informa que essas mensagens são enviadas através de um canal seguro e recebidas por um servidor público que dará seguimento para que sejam tomadas as providências cabíveis ao caso.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário