Notícia no Ato

Vacinação contra sarampo e poliomielite terá terceiro Dia D em Lages, neste sábado

Campanha deveria terminar nesta sexta-feira (31), mas foi estendida. A meta é vacinar 95% das crianças com até cinco anos

A Secretaria de Saúde de Lages decidiu estender, por mais um dia, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Neste sábado (1º de setembro) será realizado o 3º Dia D da Campanha. Somente a Central de Vacinação estará aberta das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

É que apesar das inúmeras ações e apelos para a população não deixar para fazer a vacina na última hora, nesta semana corrente, a demanda, principalmente na Central de Vacinação, foi bastante alta e, mesmo assim, o Município ainda não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). “Estendemos o horário de vacina no período entre 18h e 22h nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde, em diversos dias do mês, mas a procura foi bem baixa”, explica a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Juliana Barbosa.

Entre o dia 6 de agosto, início da Campanha, até esta quinta-feira (30), foram aplicadas 7.307 doses contra pólio (paralisia infantil) e outras 7.286 doses da vacina SCR, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, o que representa 83% de cobertura dos 95% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Devem ser imunizadas crianças de um ano e menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

Basta levar documento de identificação e a carteira de vacinação. As vacinas podem ser feitas nas 23 salas de vacinas das Unidades Básicas (UBSs) – que funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h – e na Central de Vacinação (aberta das 8h às 12h e das 14h às 18h).

Foto: Cássia Shelen

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário