Notícia no Ato

Defesa Civil elege colegiado para atuação mais integrada

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CIGERD/Lages oficializou na tarde desta segunda-feira (20), a criação do Colegiado de Defesa Civil da Região da Amures. A entidade terá dentre outros objetivos integrar esforços no planejamento de ações preventivas entre Estado e municípios e desenvolver ações conjuntas de proteção no enfrentamento de desastres naturais.

Como coordenador geral do Colegiado ficou o coordenador da Defesa Civil da prefeitura de Lages Jean Felipe Souza. Coordenador adjunto ficou Cristiano Menegaz, de Bom Retiro. Primeiro secretário Sebastião Aleques, de São Joaquim e segundo secretário Júlio César Rosa Dias, de Otacílio Costa. O coordenador regional da Defesa Civil Luiz Falcão Maganin, atuará como executivo do colegiado.

A reunião na sede do CIGERD/Lages, contou com a presença do Secretário de
Estado Adjunto da Defesa Civil Mushue Hampel Vieira, que fez  a entrega de mapas de sotorização de risco de alguns municípios. A secretária executiva da Amures Iraci de Souza, acompanhou a reunião e contribuiu com alguns ajustes no estatuto do colegiado.

O Secretário de Estado da Defesa Civil João Batista Cordeiro Júnior, fez uma fala ao grupo por videoconferência e elogiou a Serra Catarinense por estar com as coordenadorias de Defesa Civil instalada nos 18 municípios. O colegiado terá reuniões periódicas para discutir demandas dos municípios e soluções conjuntas.

As deliberações aprovadas pelo colegiado serão levadas aos prefeitos da Amures para que tenham pleno conhecimento a ajudem na construção de respostas preventivas. O que destacou Mushue Hampel é que este modelo de colegiado poderá ser replicado para outras regiões como modelo aos Centros de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

Por:Oneris Lopes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário