Obras estão em fase final do cruzamento com a avenida Luiz de Camões até a rotatória do Cemitério da Penha e já iniciaram no trecho oposto. Recursos financeiros são de emenda parlamentar da prefeita Carmen Zanotto, enquanto deputada federal

A Secretaria de Obras e Infraestrutura segue coordenando as melhorias no pavimento asfáltico previstas para a avenida Presidente Vargas. As obras, executadas por equipes próprias do Município, começaram já nos primeiros dias de 2026 e seguem dentro do cronograma.
A obra tem investimentos de R$ 1 milhão e 800 mil, destinados através de emenda parlamentar da prefeita Carmen Zanotto, enquanto atuava como deputada federal. “É um local de grande movimentação, onde nossos sistemas de videomonitoramento e tráfego levantaram a circulação de 40 mil veículos por dia. E, infelizmente, era mais um ponto importante da nossa cidade em condições precárias. Agora, com a devida manutenção não somente desta, mas, de outras avenidas onde já intervimos e ainda vamos intervir, estamos avançando para a Lages que todos merecemos”, enfatiza a prefeita Carmen Zanotto.

O trecho atendido possui dois quilômetros de extensão e inclui os dois sentidos da via (um quilômetro em cada sentido). As equipes estão trabalhando desde o cruzamento com a avenida Luiz de Camões até a rotatória do Cemitério Nossa Senhora da Penha. “O trabalho de recapeamento, ou seja, de fresagem (retirada do pavimento deteriorado), recomposição de base e sub-base, nivelamento, e nova camada asfáltica, está aproximadamente 60% concluído. Nossa estimativa é permanecer no local por mais duas ou três semanas”, explica o secretário Cleber Machado Arruda.

A obra está em fase final no sentido Centro ao bairro Penha e já iniciou no trecho oposto. E vai solucionar um problema frequente, visto que operações tapa-buraco foram constantes em 2025 e eram consideradas essenciais para manter a trafegabilidade no trecho.
A Secretaria do Planejamento Urbano, através da Diretoria de Trânsito de Lages (Diretran), também acompanha a execução dos trabalhos em duas frentes. Orientando o trânsito e os bloqueios de pista à medida em que as etapas vão avançando. E executando a pintura das faixas e a sinalização horizontal paralelamente às obras de recapeamento asfáltico.


