Serão três turmas de oficinas de até seis inscritos, gratuitas e fazem parte da programação oficial do Lages Matsuri no Parque Jonas Ramos (Tanque) e serão realizadas na Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo
Faltando pouco para a realização do I Lages Matsuri – evento que comemorará os 110 anos de imigração japonesa no Brasil – a Fundação Cultural de Lages (FCL) e a ACNBL (Associação Cultural Nipo Brasileira de Lages) realizam os últimos preparos para que o evento seja um sucesso. A Fundação Cultural em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Semasa, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Planejamento e Obras (Seplan), Diretoria de Trânsito (Diretran) e as Polícias Militar e Civil tem cuidado de toda a logística do Lages Matsuri. Palco, sistema de som, banheiros químicos, tendas e a estrutura da Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo são responsabilidades da Prefeitura, através da FCL e demais secretarias. A equipe do Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt também está auxiliando na organização. A ACNBL executa as atrações artísticas, decoração, praça de alimentação, exposição de arte oriental e as oficinas de origami e mangá. Também há a possibilidade de uma oficina de bonsai.
As oficinas serão realizadas na parte da tarde do sábado (21 de julho), a partir das 14h na Biblioteca, e as inscrições podem ser realizadas na hora das oficinas com as instrutoras. As oficinas são gratuitas e não é necessário levar material. O presidente da ACNBL, Gilberto Massashi Ide, diz que serão três turmas para o período da tarde. “São seis vagas por turma para cada oficina. As turmas serão dividas em três com horários que iniciam às 14h no piso superior da biblioteca”, informa.
Shows, gastronomia e encerramento especial
O I Lages Matsuri tem uma programação voltada para registrar os 110 anos de colonização japonesa no Brasil, mas também é um evento que tem por objetivo contar aos lageanos que a comunidade nipo brasileira em Lages é forte e atuante. O início das atividades está programado para as 10 horas, deste sábado (21), com solenidade de abertura marcada para as 11 horas, com presença de autoridades e a execução dos hinos de Lages, Brasil e Japão e tradução simultânea para o japonês. Ao longo do dia os visitantes poderão contar com uma pracinha de alimentação com venda de pasteis japoneses, tempurá, sushi e yakisoba e uma loja de artigos japoneses.
Os shows também fazem parte da programação, além das apresentações do grupo de Taiko (tambores japoneses) Sakura Daiko, mostra de danças japonesas e artes marciais também fazem parte das atrações.
O encerramento está programado para as 17h30 horas quando barquinhos com velas serão lançados no Tanque, que segundo os organizadores é uma tradição japonesa que representa a paz. Para mais informações sobre as oficinas e o Lages Matsuri, basta entrar em contato com a Fundação Cultural de Lages pelo telefone 3224 74 25.
Veja a programação do Iº Lages Matsuri:
10h – início das atividades;
11h – cerimônia de abertura;
13h30 – apresentação de judô;
14h – Show Taiko Sakura Daiko (tambores);
14h30 – Danças japonesas;
15h – Lai Do (demonstração com espadas);
15h15 – Danças Japonesas;
15h30 – Demonstração de Karatê;
16h – Workshop de Taiko;
16h30 – Danças japonesas;
17h – Show Taiko Sakura Daiko (tambores);
17h30h – Encerramento com soltura de barquinhos japoneses no Tanque.
Serviço:
O quê? – Oficinas de mangá e origami do I Lages Matsuri;
Quando? – 21 de julho, sábado;
Onde? – Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo;
Hora? – a partir das 14h;
Como? – inscrições diretamente no local com as professoras, gratuitas, e com 6 vagas para cada oficina.
Fotos: Divulgação