Notícia no Ato

Dia de Finados tem grande movimento nos cemitérios de Lages

Famílias visitam entes queridos e participam de celebrações neste fim de semana nos cemitérios urbanos e do interior

O final de semana é de intensa movimentação nos cemitérios de Lages. As visitações começaram no sábado (1º de novembro) e seguiram neste domingo (2 de novembro), Dia de Finados – feriado nacional, nos três cemitérios públicos urbanos (Nossa Senhora da Penha, no bairro Penha; Cruz das Almas, bairro Triângulo, e da Paz, bairro Guarujá) e nos sete localizados na área rural do município. Desde as primeiras horas da manhã, centenas de famílias passaram pelos locais para prestar homenagens e orações, acender velas e depositar flores em memória de seus entes queridos. Milhares de pessoas devem passar por estes ambientes entre o dia 1º e início da noite deste 2 de novembro.

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Lages trabalhou durante toda a semana nos preparativos para a data. Foram realizadas ações de limpeza, pintura, roçadas de vegetação, recolhimento de resíduos e manutenção nas estruturas, com o objetivo de proporcionar conforto, segurança e acolhimento aos visitantes. Devido ao grande fluxo de pessoas esperado no Cemitério Nossa Senhora da Penha, a entrada de veículos particulares foi restringida, com transporte gratuito oferecido para idosos e a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Planejamento e organização foram pensados para receber bem a população. “Os cemitérios estão estruturados, limpos e seguros para que as famílias possam prestar suas homenagens com tranquilidade. Nossas equipes intensificaram o trabalho nos últimos dias, cuidando dos detalhes para deixar os espaços preparados e acolhedores”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini. Trabalhadores vendedores ambulantes, prévia e devidamente credenciados, comercializam seus produtos nesta data. 

Entre os visitantes, Viviane Pessoa, 42 anos, acompanhava a mãe, De Fátima Borges Pessoa, 71 anos, em uma tradição que se repete há décadas. “É costume vir no Dia de Finados. Está tudo muito bonito, bem gramado, e encontramos bastante familiar por aqui”, relata Viviane, que aproveitou a data para visitar o túmulo do pai e dos avós.

No Cemitério Nossa Senhora da Penha, Adônis Nascimento Teles, 46 anos, esteve presente com a esposa, Lucimara da Silva, para cuidar do espaço onde estão sepultados sua mãe, irmão e outros familiares. “Todo mês a gente vem, cuidamos dos matos, limpamos. Temos bastante familiares aqui, é um cuidado que mantemos com carinho”, conta.

Ao longo de sábado e domingo, a programação religiosa está conduzida por paróquias locais, com missas e celebrações nos principais cemitérios urbanos e nas comunidades do interior. No período da tarde deste dia 2 de novembro, as atividades seguem com momentos de oração e celebrações da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio no Cemitério Cruz das Almas, e em outras localidades.

Texto e fotos: Allan Borges

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!