O Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Lages (ACIL) recebeu na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro, a diretora presidente da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Paula Cristina Pinheiro Granzotto, para a apresentação do Programa Recicla + Lages.
Lançado oficialmente no último dia 23, o programa nasceu com a proposta de modernizar a coleta seletiva, ampliar a reciclagem e aprimorar a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Mais do que um projeto técnico, o Recicla + Lages busca integrar ações de educação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico.
Atualmente, Lages produz cerca de 3 mil toneladas de resíduos por mês, e apenas 0,56% desse total é reciclado. Com o novo programa, a meta é aumentar o volume de materiais reciclados, reduzir o que vai para o aterro sanitário e prolongar a vida útil do espaço, gerando economia aos cofres públicos.
Entre as ações práticas estão a aquisição de três novos caminhões de coleta, novas ecomotos para atender áreas de difícil acesso e a reorganização dos contentores de lixo reciclável e orgânico. O centro de triagem também passará por reformas e modernização de equipamentos, garantindo mais segurança e melhores condições de trabalho aos cooperados da Cooperlages, que fazem o trabalho de triagem do material reciclável.
O Núcleo de Cooperativas demonstrou interesse em contribuir com a divulgação e conscientização da população e, especialmente, dos cooperados para que este projeto ganhe força e entregue os resultados esperados para a comunidade de Lages.




