Encontro reforçou atualização das equipes de saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS) e valorização dos profissionais

Em alusão ao Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu um encontro voltado aos cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de consultório dentário da rede municipal.
O evento foi realizado na Sede do Pinheirinho e teve como objetivo fortalecer a integração das equipes de saúde bucal e promover a atualização profissional sobre temas relevantes à prática odontológica no Sistema Único de Saúde (SUS). A programação contou com momentos de capacitação, troca de experiências, relaxamento, sorteio de brindes e coffee break, proporcionando integração e valorização dos profissionais da rede municipal de saúde.
A secretária da Saúde, Susana Zen, destacou a importância da valorização e do aperfeiçoamento contínuo dos profissionais. “Cada integrante das nossas equipes tem um papel essencial na promoção de vida das pessoas. Atender ao pedido da prefeita Carmen Zanotto, investindo na qualidade e reconhecimento desses profissionais, é uma forma de fortalecer o SUS e garantir um atendimento mais humano e resolutivo à nossa população”, afirmou.

Atualmente, a Secretaria da Saúde conta com 40 equipes de saúde bucal distribuídas pelo município, sendo 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento direto à população. Os serviços incluem tratamento acolhedor, humanizado e de qualidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral à saúde.
Além das UBSs, Lages conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece atendimento especializado para todas as faixas etárias – do bebê ao idoso. Os encaminhamentos são realizados pelas unidades de saúde por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). O CEO disponibiliza consultas e procedimentos nas especialidades de odontopediatria, dentística restauradora, periodontia, endodontia (incluindo retratamento), diagnóstico bucal com ênfase em câncer bucal, cirurgia oral menor e atendimento a pessoas com deficiência (PCD).
A promoção da saúde bucal também ultrapassa os espaços das unidades. As equipes realizam atividades coletivas de escovação nas escolas, através do Programa Saúde na Escola (PSE), participam de ações na comunidade e desenvolvem consultas e visitas domiciliares. Além disso, o município conta com os serviços do odontomóvel, oferecendo atendimento preventivo e curativo, orientação de higiene bucal, extração simples e restaurações, garantindo que a população receba cuidado mesmo fora da UBS.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a educação em saúde, valorizando o trabalho conjunto de dentistas, técnicos e auxiliares para oferecer atendimento humanizado e de qualidade no SUS.
Texto e fotos: Silvana Mateus


