No mês de junho, dedicado ao Meio Ambiente, alunos da Escola de Educação Básica Visconde de Cairu, de Lages, realizaram uma visita à sede da Polícia Militar Ambiental (PMA) com o objetivo de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela instituição na proteção da fauna, flora e recursos naturais de Santa Catarina.
Como parte da devolutiva dessa vivência, nesta quarta-feira, 15, a PMA foi convidada a deslocar até à escola para prestigiar a finalização do Projeto Pedagógico Ambiental e de Sustentabilidade – 2025, intitulado “Matizes da Terra”, desenvolvido pelos estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental.
O encontro foi marcado por momentos de emoção e gratidão, ao perceber o impacto positivo que a visita à PMA causou nos alunos, inspirando reflexões e ações voltadas à preservação ambiental.
O projeto “Matizes da Terra” integra arte, ciência e cidadania, unindo conteúdos curriculares à prática da educação ambiental – um dos pilares para a formação de cidadãos conscientes, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa envolveu temas como tipos de solos, produção agrícola, extrativismo, problemas ambientais e sustentabilidade, articulando diferentes disciplinas e turmas (do 6º ao 9º ano).
Utilizando o Laboratório Maker da escola, os alunos produziram tintas naturais feitas de terra e criaram painéis artísticos sobre questões ambientais como desmatamento, queimadas, poluição das águas, resíduos sólidos, garimpo e caça ilegal. Durante a exposição, cada grupo apresentou seu trabalho aos representantes da Polícia Ambiental, explicando o processo de criação, os conceitos estudados e as mensagens de conscientização representadas nas obras.
De acordo com os organizadores, o projeto tem como principais objetos de conhecimento:
- A valorização do conhecimento científico e cultural;
- O exercício da curiosidade intelectual e do pensamento crítico;
- A atuação responsável em prol da sustentabilidade.
A exposição final e a participação da Polícia Militar Ambiental reforçaram o elo entre escola e comunidade, evidenciando o papel transformador da educação e o compromisso conjunto com a preservação do meio ambiente.
A PMA de Lages expressou o reconhecimento e gratidão à equipe pedagógica e aos estudantes da EEB Visconde de Cairu pela iniciativa exemplar, que demonstra na prática o poder da educação para construir um futuro mais sustentável, informando a todos que, após as exposições, os painéis serão doados pelos alunos a instituição e ficarão expostos no quartel da Polícia Militar Ambiental.