Notícia no Ato

Prefeitura de Lages se movimenta para contratar professores para o ano letivo de 2026

Com a proximidade do fim de ano, a Prefeitura de Lages já articula a contratação de professores para atuar na rede municipal de ensino em 2026. A ideia é evitar a falta de docentes no início do ano letivo nas escolas municipais, prejudicando as crianças e estudantes. Espera-se também uma melhor valorização dos profissionais, evitando que muitos deles acabem migrando para o Estado, como geralmente acontece, em busca de melhores salários.

No início desta semana, a Secretaria Municipal de Educação abriu processo seletivo para a contratação de professores temporários e formação de cadastro de reserva. As inscrições do certame seguem até o dia 27 de outubro. Além de professores, o edital prevê a contratação de assistente técnico educacional e monitor de transporte escolar, para o ano letivo de 2026.

A Prefeitura também pretende realizar a segunda chamada do concurso público que foi realizado em 2023. A expectativa é que seja chamado um número expressivo de professores efetivos de todos os componentes curriculares. De acordo com informações, essa chamada deve acontecer no mês de novembro.

A contratação de mais professores efetivos na educação pública municipal de Lages, aliás, é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). Levantamento realizado por esse órgão aponta a existência de mais professores temporários que efetivos, o que vai contrata à legislação.

Esse levantamento concluiu que são 43% de professores efetivos (862) e os contratados chegam a 57% (1.136). Diante desse cenário, o entendimento é que a Prefeitura está “abusando” da modalidade de contratação temporária de docentes, e um dos caminhos para corrigir essa disparidade, seria a contratação de mais servidores efetivos.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!