Nova rede de drenagem na área interna finaliza a primeira etapa. Próxima fase interditará o pátio de veículos, mas acesso de ambulâncias e casos de emergência continua pela lateral do prédio. Prefeitura fiscaliza os serviços para corrigir erros estruturais e alagamentos, um pedido antigo da comunidade
Iniciadas no final de agosto, logo após a assinatura da ordem de serviço autorizando sua execução, as obras no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24h, na avenida Brasil número 1.035 no bairro Universitário, seguem em ritmo avançado.
O projeto atende a um pedido aguardado pela população há vários anos. “São melhorias para acolher a nossa população com segurança e dignidade. A UPA é uma das portas de entrada para situações de urgência e emergência. Além do grande movimento, presta um serviço essencial. Nenhum equipamento na área da saúde pode estar sem acessibilidade ou em más condições”, defende a prefeita Carmen Zanotto.
Desde que entrou em funcionamento, em julho de 2019, a UPA 24h recebe reclamações quanto ao estacionamento. Devido a alagamentos, o uso do espaço fica impossibilitado em dias de chuva, dificultando a entrada e saída de pacientes, acompanhantes e servidores. “A solução passa pelo nivelamento de mais de dois mil metros quadrados de área, e pela instalação de uma nova rede de drenagem, de 400 milímetros, para escoar a água da chuva até novas caixas de captação e direcionar o fluxo até as linhas da região. Além da pavimentação, que será refeita por completo”, detalha o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Em apenas um mês, as obras já alcançaram 35% de execução. A primeira fase, já finalizada, incluiu a construção de rede de drenagem em uma área interna da UPA 24h, que também alagava. Fiscalizados pela equipe de engenharia da Secretaria de Obras e Infraestrutura, os serviços são de responsabilidade da empresa terceirizada vencedora de processo licitatório. O prazo para o término da reforma e conserto é de quatro meses, com investimentos de R$ 429 mil, provenientes de recursos próprios do Município.
De acordo com o planejamento, a próxima etapa inclui a interdição total do estacionamento pelos próximos dias, para o deslocamento do maquinário necessário para a intervenção. Motoristas e pacientes que necessitarem de atendimento na UPA 24h, poderão estacionar os veículos nas vias adjacentes. Já o acesso de ambulâncias e casos de emergência não será afetado e continuará acontecendo pelos fundos e lateral do prédio.
Paralelamente ao projeto, outra obra terceirizada também está em andamento, fiscalizada pela Secretaria da Saúde, para a separação da recepção atual, que passará a atender às alas infantil e adulta em ambientes separados.