O Projeto Papoeira, realizado com recursos do Prêmio de Estímulo à Cultura Elisabete Anderle, já iniciou suas atividades nas escolas de Lages. Com os olhos brilhando cheios de curiosidade, as crianças inscritas no sistema municipal de educação receberam a equipe do Projeto Papoeira entusiasmados para conhecer mais sobre a cultura da capoeira, suas lendas e mitos.
A estudante Karen Arcenio, da turma do 8° ano 01 da EMEB Mutirão — primeira escola a receber as atividades do Papoeira — conta que acredita ser muito importante esses momentos dentro da escola, já que muitas pessoas não conhecem sobre a cultura da Capoeira “muita gente ainda tem preconceito por que não sabe muito sobre a capoeira e hoje eles tiraram as dúvidas. Foi muito maneiro ter esse momento aqui na escola”
No anfiteatro da EMEB Mutirão, os estudantes da comunidade do bairro Habitação, acompanhados da Diretora Cláudia Beloto e da equipe docente, ouviram as histórias da Capoeira e as lendas que a cercam. Com olhos de curiosidade e ouvidos atentos, as crianças participaram ativamente do momento, fazendo perguntas e interagindo com as canções das rodas de Capoeira.
A Professora Cláudia Beloto, Diretora da EMEB Mutirão, ressalta que receber o Projeto na unidade escolar tem um grande impacto “ esse projeto é um patrimônio cultural, ele faz parte da nossa história e trabalha com a criatividade e o movimento. É um projeto que vem pra somar, unindo educação e cultura”
Acompanhado do berimbau e com espírito de contador de histórias, Mestre Gringo encheu a escola com o sons da Capoeira e convidou os estudantes para uma experiência de cultura e sensações. O final do momento não poderia ser diferente, uma roda de capoeira se formou no anfiteatro e os movimentos ritmados tomaram conta da manhã.
Encontro online
No dia 24 de novembro o encontro está marcado. Por meio de uma live aberta ao público, o Projeto Papoeira encerrará suas atividades com a participação de Mestres convidados para um bate papo e troca de experiências sobre a vivência com a Capoeira. O link do encontro estará disponível na bio do projeto no Instagram, acesse @projetopapoeira e fique por dentro.
Texto: Karol Kitabayashi/Fotos: Fabrício Garcia