Veterinários, policiais, astronautas, médicos, cantores, pilotos de corridas. Essas e muitas outras carreiras fizeram parte da experiência vivida por cerca de 30 estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, no bairro Copacabana, em Lages.
A turma do 4º Ano – I Matutino do Ensino Fundamental pôde ter um vislumbre de como será no futuro, graças ao uso da Inteligência Artificial (IA). A atividade foi conduzida pela Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages, que questionou os alunos sobre suas profissões dos sonhos, registrou fotografias e depois entregou as imagens transformadas pela IA, mostrando cada criança como adulta na carreira escolhida.
“Esta ação reforça o compromisso da gestão da prefeita Carmen Zanotto com a motivação e criação de estímulos positivos para as crianças e jovens lageanos”, destacou o executivo de Comunicação Social da Prefeitura, Diogo Schimitz.
Entre os estudantes, a futura advogada Alice Leite Burigo aprovou o resultado:
— Eu gostei bastante, ficou muito parecido comigo, bem real, nem parece que é inteligência artificial. Quando eu era menor queria ser veterinária, mas falaram que eu teria talento para ser advogada e hoje acho que é um trabalho bom também — contou Alice.
Já o futuro nadador olímpico Davi Lucas Candeia Bianchini se emocionou com a experiência:
— Minha primeira reação foi dizer ‘nossa, que massa’, mas por dentro eu estava muito feliz. Antes queria ser militar, mas depois que comecei a competir em natação, vi que é isso que quero levar para a vida — afirmou.
A iniciativa foi uma parceria da Coordenação de Comunicação Social com a Secretaria Municipal da Educação.