Notícia no Ato

Obras na Avenida Carahá: inicia terceira etapa da recuperação asfáltica

Novo trecho vai desde a avenida Duque de Caxias até a Rua Fausto de Souza. Serviços são executados diretamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Por cerca de três semanas uma faixa de rolamento seguirá aberta ao tráfego de veículos e a ciclovia no entanto, estará totalmente bloqueada

A Prefeitura de Lages já está trabalhando na continuidade das obras de recuperação asfáltica da Avenida Belisário Ramos, a Carahá. As atividades nesta terça-feira (16 de setembro) iniciaram com a fresagem, ou seja, a retirada do pavimento deteriorado com maquinário específico, para ajustes da nova base e camadas asfálticas, no trecho 03, que vai desde a avenida Duque de Caxias até a Rua Fausto de Souza.

A Avenida Carahá interliga 15 bairros de Lages e, apesar de estar entre as vias mais importantes do perímetro urbano, não recebia as devidas manutenções há vários anos. “Não é somente o pavimento que está em condições precárias. Nossa Carahá faz parte da cultura e história do Município e tem de ser tratada como tal. Com essa revitalização estamos devolvendo as condições de segurança e trafegabilidade em boa parte de sua extensão”, comemora a prefeita Carmen Zanotto.

Executado pela própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, o recapeamento asfáltico tem investimentos de R$ 4 milhões, oriundos do Governo do Estado. No total, a obra vai abranger 4,8 quilômetros em um dos sentidos, na margem esquerda do Rio Carahá, desde a rua Frei Rogério até a avenida Dom Pedro II.

Após finalizar o trecho 01 de 1,1 quilômetro em apenas 15 dias e o trecho 02, de 500 metros em praticamente quatro dias, as equipes se concentram agora na fase seguinte: da avenida Duque de Caxias até a Rua Fausto de Souza. Pelas próximas três semanas uma faixa de rolamento seguirá aberta ao tráfego de veículos, no entanto o acesso de pedestre e ciclistas estará totalmente bloqueado. “Faremos a recomposição das pistas de rolagem, acostamentos e ciclovia. Nosso planejamento está dentro do cronograma previsto. Certamente a atuação direta de nossos servidores, a matéria-prima disponível e os recursos em caixa agilizam o andamento com a qualidade esperada”, qualifica o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado.

O fornecimento de massa asfáltica acontece pela parceria com a usina de asfalto do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense, o Cisama. A recuperação viária em andamento na Avenida Carahá possui cinco etapas. A primeira delas, desde a rua Frei Gabriel até a avenida Presidente Vargas, e também a segunda, no trecho entre a avenida Presidente Vargas e a avenida Duque de Caxias já foram concluídas (restando apenas 170 metros da etapa2 que serão concluídos simultaneamente à etapa 3).

Nesta terceira etapa o trabalho segue da avenida Duque de Caxias até a rua Fausto de Souza, na altura do Bar do Gordo. Logo após virá o trecho 04, que abrange desde a rua Fausto de Souza até a Gonçalves Ledo. E, por fim, a última etapa, da Matheus Junqueira até a avenida Dom Pedro II.

Outras melhorias

Desde o início de 2025 a Prefeitura de Lages já realizou diversas obras de drenagem e operações tapa-buraco em situações pontuais da Avenida Carahá. Agora, o projeto em andamento prevê uma recuperação asfáltica mais ampla e o trabalho de contenção de encostas em pontos estratégicos.

Uma intervenção ainda mais completa está prevista para os próximos anos. O projeto de revitalização, prevendo novas redes de drenagem, dispositivos de escoamento pluvial, contenção dos frequentes desmoronamentos e nova camada asfáltica total, já está em análise com avanço de projetos e articulação dos recursos necessários.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!