Delegações de todo o Estado agora são aguardadas em Lages, para uma edição histórica dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina
O paradesporto catarinense vive mais um momento especial com o início oficial dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) 2025, que reúnem atletas com deficiência de diversas regiões do Estado. A competição começou neste domingo (14 de setembro) com as provas de natação, transferidas para a Universidade Regional de Blumenau (Furb) devido a questões técnicas e climáticas. A decisão foi tomada pela Comissão Central Organizadora (CCO) em conjunto com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e a Federação Catarinense de Esportes Aquáticos (Fasc).
A paratleta Aline Cristina Mendes Kaiser, de Balneário Camboriú, Litoral Norte, foi a grande campeã na prova dos 100m costas. Ela conquistou ainda a medalha de prata nos 100m livres e a medalha de bronze nos 50m livres. Já a paratleta Taise Caetana Kalf obteve o 2º lugar nos 50m livres costas. “Estive representando Balneário Camboriú. É a primeira vez que ‘tô’ participando do Parajasc, na modalidade de natação. Muito legal, é um desafio bem grande ‘pra’ mim. Eu me sinto bem emocionada. Fiz a participação na prova de 50m livres, e como resultado ganhei 3º lugar, e na segunda prova também em que eu ganhei nos 100m costas, fui ouro e, ainda, prata nos 100m livres. Difícil, não é fácil, mas bem gostoso este desafio”, comemora Aline, paratleta da categoria de deficiência auditiva.
Balneário Camboriú foi o município vice-campeão na modalidade de natação do Parajasc 2025, na categoria Deficiência Auditiva (DA) – Feminino. A delegação retornou ao município com oito medalhas, das quais, duas de ouro, três de prata e três medalhas de bronze.
Entre os paratletas competidores, Luiz Fernando da Silva, de Pouso Redondo, Alto Vale do Itajaí. Luiz Fernando conquistou o 3º lugar nos 100m peitos. Pela manhã de domingo o paratleta, que é cadeirante, havia feito prova da Strong Race. “Quero parabenizar o Governo de Santa Catarina, a Fesporte, a Prefeitura de Lages e a Prefeitura de Blumenau. Vim aqui participar hoje (domingo) da natação, foi um evento muito bacana. Sobre a minha expectativa? Eu já ganhei o que eu queria, a emoção de participar com outras pessoas com deficiência. Parabéns, Parajasc 2025”, celebra o paratleta.
Já em Lages, cidade-sede da etapa estadual do Parajasc, os preparativos entram na reta final para receber cerca de 2.500 atletas, técnicos e membros de delegações. Lages tem sua maior delegação: 145 atletas. Joinville possui 276 competidores e Chapecó e Blumenau com 236.
A expectativa agora se volta para Lages, onde o clima é de recepção e entusiasmo. O município já está preparado para receber atletas em 14 diferentes modalidades – Atletismo, natação, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal, goalball, handebol em cadeira de rodas, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo, com estruturas esportivas adequadas e uma programação pensada para garantir acessibilidade, segurança e integração entre os participantes.
A programação iniciará oficialmente nesta terça-feira (16 de setembro), com a classificação funcional dos competidores. As disputas esportivas terão início na quarta-feira (17), e a Cerimônia de Abertura será realizada no CentroSerra Convention Center, às 19h, com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes das delegações.
Compromisso da cidade com o esporte inclusivo e agradecimento ao apoio do Governo do Estado para a realização do evento. “Estamos com grande expectativa para receber as delegações em Lages. Serão cerca de 2.500 atletas que estarão aqui nos próximos dias. Agradeço ao governador Jorginho Mello e ao Governo do Estado pela parceria que torna esta edição possível. Seguimos empenhados em proporcionar uma edição histórica do Parajasc, com estrutura, organização e acolhimento para todos os participantes”, defende a prefeita Carmen Zanotto, presente em Blumenau.
A prefeita conclui: “Lages agradece a Blumenau, à prefeita em exercício, Maria Regina, e à Furb, por ter acolhido uma demanda discutida junto com a Fasc, porque as nossas preocupações eram dar a melhor acolhida aos nossos paratletas e garantir a temperatura adequada da água aos competidores. A natação em Blumenau foi o ponto de largada no Parajasc, que agora irá para Lages. Praticamente 2.500 atletas inscritos; convidamos a todos para darmos continuidade aos Jogos, símbolo de inclusão. Lages está preparada; a rede estadual de ensino abrigará as delegações em 17 unidades, com a devida acessibilidade. O Município cuidou de todas as estruturas para as disputas com toso o respeito e cuidado. Sejam todos muito bem-vindos; faremos, juntos, uma excelente edição, a melhor, porque queremos que a cada ano seja assim.” O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, adianta-se: “Lages aguarda as delegações de braços abertos.”
Enquanto isto, o presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista, pontua: “O Parajasc já começou, e a expectativa é grande para a semana. Queria agradecer à prefeita Carmen Zanotto por aceitar este desafio. Nós queremos convidar a todos para participar deste grande evento, o maior Parajasc da história.”
Por sua vez, a prefeita em exercício de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, reitera: “Uma alegria muito grande em sediar a modalidade de natação do Parajasc, e podermos consolidar o grande Parajasc 2025. Blumenau é pioneira na questão da inclusão, temos aqui a primeira Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto. Então temos paratletas que representam Blumenau já em nível nacional e internacional. Somos a maior delegação a participar do Parajasc em Lages.”
Texto: Rafael Araldi/Fotos: Diogo Schimitz