Notícia no Ato

Edição do Programa Samu no Parque reuniu estudantes e população

Durante o evento, estudantes, e moradores de Lages tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades gratuitas, aprendendo técnicas essenciais de salvamento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio da FAHECE e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, promoveu nesta quinta-feira (21 de agosto), o projeto “Samu no Parque”. O evento aconteceu no calçadão da Praça João Costa, das 12h às 16h, e contou com a participação dos estudantes das instituições de ensino municipal.

O projeto Samu no Parque promove atividades práticas e informativas sobre primeiros socorros, saúde e segurança, envolvendo a comunidade. O principal objetivo é criar um contato mais próximo entre o Samu e a população, oferecendo conhecimento e habilidades para lidar com situações de emergência. As ações são desenvolvidas em parceria com as secretarias de saúde e educação.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, acompanhou a ação e ressaltou a importância de movimentos como esse. “É com muita satisfação que recebemos essa edição do Projeto Samu no Parque. A parceria entre a Secretaria de Saúde, a FAHECE e a administração municipal fortalece o cuidado com a vida e aproxima a população dos serviços de saúde de forma humanizada e acolhedora. Investir em cidadania, educação em saúde e no atendimento de urgência é investir no futuro de Lages”, comenta.

O diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel da Secretária de Estado da Saúde, Dionísio Medeiros também participou do evento. “Com esse projeto queremos levar educação às crianças e à população na área de urgência e emergência. Essa informação pode fazer toda a diferença em um momento de necessidade. Isso é saúde levada a sério”, afirmou.

A ação contou com a participação de quatro turmas do ensino fundamental das escolas municipais de Lages, que acompanharam as demonstrações práticas e interagiram com os profissionais de saúde. O secretário municipal de Educação de Lages, professor doutor Cristian Roberto Antunes de Oliveira, acompanhou pessoalmente as ações.

A professora da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Bom Jesus, Cláudia Patrícia de Oliveira, participou juntos com os alunos do 4º E 5º anos do ensino fundamental. “Essas ações são muito importantes para nossas crianças e para sociedade de modo geral. Através desses conhecimentos eles podem estar passando para os pais e familiares. Como eles mesmo comentam podem ajudar muitas vezes a salvar o irmão mais novo, o pai, a mãe e avó. É gratificante ver como eles estão interessados em aprender”, comenta.

Durante o evento, estudantes, e moradores de Lages tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades gratuitas, aprendendo técnicas essenciais como desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar (RCP) e primeiros socorros. Além disso, também foram realizados testes rápidos de glicemia e aferição da pressão.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!