Notícia no Ato

Concluída primeira fase da recuperação asfáltica da Avenida Carahá

Trecho de 1,1 quilômetro, na margem esquerda da via, entre o cruzamento com a rua Frei Gabriel e a avenida Presidente Vargas está totalmente renovado. Serviço foi executado em poucos dias por equipes próprias do Município. Próxima etapa iniciará na sequência

Passados exatos 15 dias desde o início dos trabalhos, a Prefeitura de Lages acaba de finalizar o primeiro trecho da recuperação asfáltica prevista para a avenida Belisário Ramos, a Carahá. Motoristas, ciclistas e pedestres já puderam perceber as melhorias e o salto em infraestrutura urbana na via, que é essencial para o deslocamento de quem acessa pelo menos 15 bairros do perímetro urbano.

A obra tem investimentos de R$ 4 milhões em recursos públicos, oriundos de parceria com o Governo do Estado. “Estamos devolvendo o cuidado que nossa Avenida Carahá merece, com segurança, mobilidade, infraestrutura sustentável e condições de tráfego para nossa população. Ela é parte da história e da identidade da nossa Lages”, celebra a prefeita Carmen Zanotto.

O projeto é executado por equipes próprias da Secretaria de Obras e Infraestrutura e vem seguindo rigorosamente dentro do prazo. “Com a pavimentação asfáltica concluída, restam apenas serviços complementares, como ajustes em redes superficiais de drenagem existentes no trecho. E a sinalização horizontal da avenida pela Diretoria de Trânsito (Diretran), através da Secretaria do Planejamento Urbano”, detalha o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.

O planejamento prevê intervenções pelos próximos dois meses. No total, serão cinco trechos totalizando 4,8 quilômetros de extensão. Com a conclusão da primeira etapa, na margem esquerda da via, entre o cruzamento com a rua Frei Gabriel e a avenida Presidente Vargas, as equipes seguirão nos próximos dias para o trecho dois: da avenida Presidente Vargas até a Duque de Caxias.

De acordo com o cronograma, logo após será a vez da terceira etapa: da Duque de Caxias até a rua Fausto de Souza, na altura do Bar do Gordo. Na sequência, virá o trecho quatro, que abrange desde a rua Fausto de Souza até a Gonçalves Ledo. E, por fim, a última etapa, da Matheus Junqueira até a avenida Dom Pedro II.

Ao final, alguns trechos pontuais da margem direita serão contemplados. Já o recapeamento quase total, a exemplo da margem esquerda, está previsto para o ano que vem. Além da recuperação asfáltica na Avenida Carahá, a Secretaria de Obras e Infraestrutura está executando contenções de encostas em três pontos do Rio Carahá. E a expectativa é que a Secretaria Municipal de Água e Saneamento (Semasa) também intervenha, atualizando redes de abastecimento de água que necessitam ser transferidas das pistas de rolamento para as calçadas.

Texto: Priscila Dalagnol/Fotos: Fábio Pavan

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!