Notícia no Ato

Contenção de encostas: mais uma obra finalizada

Serviço foi realizado no bairro Brusque por equipes da Prefeitura de Lages. Ampliar infraestrutura urbana com segurança e sustentabilidade é um dos compromissos desta gestão

A Secretaria de Obras e Infraestrutura acaba de finalizar mais uma importante intervenção no reforço de áreas próximas a rios ou cursos d’água. O trabalho, desta vez, foi executado na rua Ignácio Antunes de Athayde, no bairro Brusque.

A região é predominantemente residencial, apesar da passagem de um córrego que se encontra bem próximo às moradias. As melhorias atenderam a comunidade residente ao longo da via. “Era necessário efetuar a limpeza das margens, garantir o fluxo da água, desobstruir o espaço derrubando um muro que havia no local, e garantindo acesso do maquinário para o serviço de enrocamento de pedras”, detalha o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.

Existem diferentes técnicas de engenheira para a execução deste tipo de projeto. O intuito principal é corrigir instabilidades no solo e impedir, por exemplo, desmoronamentos de terra e o avanço de possíveis alagamentos. Além disso, cabe ainda observar questões ambientais. A manutenção e limpeza do local também devem ser periódicas.

No caso do enrocamento de pedras, o material não é apenas descarregado, mas distribuído unitariamente, alternando entre o auxílio de máquinas e o trabalho manual das equipes operacionais, de modo a formar a devida contenção. Após finalizado, o serviço permite que o solo volte a se estabilizar e garante a devida segurança a moradores que passam diariamente pelas redondezas.

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Lages executa obras semelhantes. As equipes do Município já passaram pela rua 31 de Março, no bairro São Sebastião; pela rua Ricarte Pereira de Sá, no bairro Beatriz; pela avenida Duque de Caxias, no Conta Dinheiro; pela avenida Maria Luiza, no bairro de mesmo nome; e pela rua Josaphat Lenzi, no bairro Brusque.

O monitoramento da Secretaria de Obras e Infraestrutura continuará por todo o perímetro urbano. “O planejamento urbano desta gestão é integrado. Por orientação da prefeita Carmen Zanotto, nossas atenções estão voltadas não só para solucionar problemas de drenagem, mas também revitalizar áreas degradadas, garantir segurança, a dignidade às comunidades e ampliar a infraestrutura sustentável da cidade”, aponta o secretário Cleber.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!