Veículo é equipado para atender as pessoas com encaminhamento correto, desde atendimento da assistência até a internação
Com o objetivo de diminuir a quantidade de pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Lages entregou, na manhã desta quinta-feira (31 de julho), uma ambulância para o serviço do Consultório na Rua (abordagem clínica), equipamento itinerante, que oferta atendimento à população em situação de vulnerabilidade econômica e social, e atua pela política da Atenção Básica na garantia do acesso à saúde e continuidade no cuidado pela rede pública.
O Programa Consultório na Rua trabalha com a abordagem clínica, de forma voluntária. Quando necessário, o paciente é encaminhado para a rede de atenção à saúde, ou seja, a outros serviços e unidades de saúde que possam oferecer tratamentos mais especializados ou dar continuidade ao atendimento.
A prefeita Carmen Zanotto enfatiza que a gestão tem buscado criar políticas públicas de acolhimento e ajuda voltada às pessoas em situação de rua. “Nosso foco é proporcionar celeridade no atendimento e possíveis tratamentos à população em situação de rua.” Consultório na Rua é um dispositivo móvel da Atenção Básica. “Uma grande conquista, tanto para a Saúde quanto à Assistência Social”, conclui a secretária municipal da Saúde, Susana Zen.
O veículo faz parte do programa do Ministério da Saúde (MS), e busca levar atenção integral à saúde a esta população vulnerável. Dispositivo em funcionamento de acordo com a Portaria Nacional nº: 1.255 de junho de 2021, de definição das diretrizes de organização e funcionamento das equipes de Consultório na Rua.