Notícia no Ato

Unidade Básica de Saúde do São Pedro realiza mais um encontro do grupo Contra o Tabagismo

O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer e é considerado como a principal causa de morte evitável em todo o mundo

No decorrer desta semana ocorreu mais um encontro do Grupo Contra o Tabagismo da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro. Os encontros oferecidos pela Secretaria da Saúde de Lages e buscam promover a saúde e o bem-estar, incentivando hábitos mais saudáveis e melhorando a qualidade de vida dos participantes.

Na noite de terça-feira (22), 11 pessoas participaram da roda de conversa com a orientação da nutricionista Viviane Krebs. O grupo discutiu hábitos alimentares que podem ajudar a diminuir e controlar a vontade de fumar. Além disso, as profissionais da Unidade de Saúde, Bruna Ferrão, Letícia Silveira, e Suiane Rodrigues do Prado, promoveram uma integração importante, permitindo que os participantes compartilhassem suas experiências desde o último encontro.

De acordo com a enfermeira gestora da unidade, Bruna Ferrão, os resultados vêm sendo positivos, pois muitos já pararam ou estão conseguindo diminuir a vontade de fumar. “Oferecemos apoio e orientação em um ambiente coletivo com o apoio de toda equipe de profissionais e os resultados são positivos. Com isso buscamos melhorar a qualidade de vida dos participantes”, conclui.

A moradora do bairro São Pedro, Terezinha Netto, 66 anos, conta que começou a fumar ainda na adolescência e ao longo da vida adulta tentou parar diversas vezes. Entre idas e vindas foram mais de 50 anos de consumo. “Depois de tantas idas e vindas, agora estou confiante e com a ajuda do pessoal aqui da unidade vou conseguir. Agora é para finalizar”, comenta entusiasmada.

O grupo de tratamento contra o tabagismo consiste na terapia cognitivo- comportamental, através de uma abordagem intensiva acompanhada pelo tratamento medicamentoso quando necessário. Embora a terapia em grupo seja a principal estratégia, os recursos disponíveis como medicações garantem que o usuário obtenha maior sucesso no tratamento. O projeto faz parte das ações da Prefeitura voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, reforçando o compromisso com o bem-estar da população.

Consequências do Tabagismo

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência de nicotina presente em produtos à base de tabaco, como cigarros, charutos, narguilés e cigarros eletrônicos. É reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais. Sendo considerado fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como cardiovasculares, respiratórias crônicas, diversas neoplasias, dentre outras.

O tabagismo passivo também afeta quem não fuma devido à exposição à fumaça exalada pelos fumantes e por produtos de tabaco durante a sua queima. Também está correlacionado ao desenvolvimento de doenças e agravos à saúde. O uso dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), como o cigarro eletrônico, também possuem nicotina e seu uso foi associado aos riscos das mesmas doenças crônicas que o cigarro comum.

Texto e fotos: Silvana Mateus

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!