Notícia no Ato

Avenida Belisário Ramos passará por recuperação asfáltica

Trabalhos já tiveram início com avaliação técnica das pistas de rolagem. Uma das obras mais aguardadas na cidade, recapeamento da Carahá será executado por equipes próprias da Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura

Acabou a espera. Uma das demandas mais frequentes da população lageana saiu do papel: A recuperação asfáltica da avenida Belisário Ramos, a Carahá. As atividades começaram nesta quarta-feira (23 de julho) com uma etapa preparatória, conhecida como ensaio de deflexão.  

Na prática, trata-se de uma operação para avaliar a capacidade de carga do pavimento, em que as equipes técnicas acompanham o deslocamento de um caminhão carregado, com seu peso previamente registrado. Como resultado, é possível ter a dimensão exata da fresagem necessária a ser feita no pavimento asfáltico deteriorado, ou seja, a espessura a ser removida, com maquinário próprio, e posteriormente o lançamento de uma nova camada asfáltica.  

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, explica a importância do projeto. “Estamos falando de uma avenida essencial para a infraestrutura urbana. Esta via garante o deslocamento de motoristas, ciclistas e pedestres por 15 bairros da cidade. E infelizmente está em condições precárias de trafegabilidade. Por isto, com a orientação da prefeita Carmen Zanotto, vamos executar mais este projeto com equipes e equipamentos próprios do Município”, enfatiza.

Desde o início do ano, diversas intervenções já foram efetuadas na Avenida Carahá, contudo, todas de forma paliativa. A operação tapa-buraco passou pelos 14 quilômetros de extensão da via por três vezes. E serviços emergenciais de contenção de encostas também foram executados nos trechos onde havia desmoronamentos de terra ou maior risco de novas quedas.

Agora, com melhorias permanentes, a expectativa é que a avenida Belisário Ramos volte a suportar o fluxo intenso de veículos com a qualidade e durabilidade desejadas. Concluído o ensaio de deflexão, para que sejam conhecidas as particularidades técnicas da avenida, as etapas seguintes são a preparação de toda a extensão a ser recapeada, e o lançamento de massa asfáltica. 

De acordo com planejamento da Prefeitura, o serviço será executado pelos próximos dois meses, com orçamento total de R$ 4 milhões, oriundos do Governo do Estado. Nesta primeira fase são cerca de 1,1 quilômetros, mais especificamente em um dos sentidos, no trecho entre a rua Frei Gabriel e a avenida Presidente Vargas. Nas etapas seguintes, outros trechos de maior desgaste serão contemplados.

Texto: Priscila Dalagnol

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!