Estabelecimento atende à população fornecendo gratuitamente medicamentos mediante apresentação de receita médica
De janeiro a junho deste ano a Farmácia Solidária de Lages entregou cerca de 272 mil medicamentos à população. São atendidos cerca de três mil pacientes por mês, em média de 136 por dia, e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A Farmácia Solidária foi implantada em Lages em abril de 2023 e desde então vem proporcionando acesso gratuito a medicamentos essenciais para toda população.
Somente no primeiro semestre de 2025 o setor atendeu 18 mil pessoas em Lages, superando o número de atendimento de cidades como Criciúma, que atendeu 11 mil pessoas, e Blumenau com 8.400 atendimentos. “Usamos esses dois municípios como exemplo por disponibilizarem do serviço há mais tempo que Lages. Isso mostra o quanto o nosso município está empenhado em oferecer suporte e cuidado à comunidade de forma rápida e eficiente”, comenta a Secretária da Saúde, Susana Zen.
A Farmácia Solidária opera com o apoio fundamental de doações de medicamentos de laboratórios, clínicas, médicos e usuários. Os medicamentos mais solicitados são Valsartana e Telmisartana para pressão, anticoagulante como Rivaroxabana e também anticoncepcionais, vitaminas e medicamentos para diabetes. Além de medicamentos, são oferecidos insumos para diabetes como seringas, curativos, alimentação enteral, cremes dermatológicos e medicamentos fitoterápicos.
A Secretária Susana ressalta a importância da farmácia para comunidade. “O número expressivo de atendimentos demonstra a colaboração tanto da população, quanto das empresas, médicos e laboratórios. Essa união de esforços é fundamental para o sucesso das ações e para garantir que todos tenham acesso aos cuidados necessários”, afirma.
A farmácia solidária tem como base a economia gerada aos pacientes que conseguem economizar de R$ 200 a R$ 700 por mês, conforme informa o gestor da farmácia, Gilmar Gentil. “Além da liberação de medicamentos orientamos sobre o uso racional, incentivando a solidariedade e o cuidado com o meio ambiente, garantindo que os medicamentos que poderiam vencer sejam utilizados de forma correta e os vencidos tenham o destino adequado”, reitera Gilmar.
A Farmácia Solidária também é ponto de coleta de medicamentos vencidos ou avariados, evitando o descarte inadequado, além disso, é realizada uma triagem para verificação dos medicamentos aptos a serem doados.
Faça a sua doação
Se você ou sua empresa possui medicamentos ou insumos (com validade superior a três meses) e quer doar para a Farmácia Solidária de Lages, basta seguir estas orientações simples:
- Preencher a Ficha de Cadastro (disponível no site lages.sc.gov.br, na aba “serviços/editais” e também no ato da doação).
- Apresentar um documento oficial com foto.
- No caso de pessoa jurídica, deve fornecer uma cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Caso não seja possível comparecer ao local, os medicamentos podem ser levados à UBS mais próxima. Farmácias particulares também podem fazer suas doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (49) 3251-7679.
Documentos necessários para retirar doações
· Apresentar receita original dentro da validade (não precisa ser necessariamente do SUS);
· Documento oficial com foto do paciente;
· Cartão do SUS;
Terceiros poderão retirar o medicamento, desde que apresentem a receita original e os documentos citados.
A Farmácia Solidária está localizada na Rua Pereira Oliveira, 80, esquina com a Rua Felipe Schmidt. Anexa à Farmácia Básica Municipal.
Texto: Silvana Mateus