Notícia no Ato

Programa Educação Municipal Conectada é lançado

Programa Educação Municipal Conectada tem por objetivo a realização de atividades maker e iniciação profissional no Sistema Municipal de Educação. No primeiro momento, nove unidades de ensino serão comtempladas

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oficializaram, na manhã sexta-feira (4 de julho), uma parceria que permitirá a implantação do Programa Educação Municipal Conectada nas unidades de ensino municipais. O ato foi realizado no gabinete da prefeita Carmen Zanotto, com a presença do secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, representantes das entidades parceiras, entre outras autoridades.

O Programa Educação Municipal Conectada tem por objetivo a realização de atividades maker e iniciação profissional no Sistema Municipal de Educação. No primeiro momento, nove unidades de ensino serão comtempladas.

As Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Mutirão, no bairro Habitação, Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, e Professor Antonio Joaquim Henriques, no bairro Centenário, serão atendidas pelo Senai. Nestas unidades, estudantes de 7º, 8º e 9º anos dos anos finais do Ensino Fundamental terão atividades pedagógicas de iniciação profissional, com noções de elétrica, eletrônica e robótica.

O Sesi atenderá as Emebs Hermínio Pinheiro Junior, do bairro Triângulo, Nossa Senhora da Penha, do bairro São Miguel, Anjo da Guarda, do bairro Sagrado Coração de Jesus, Professor Eduardo Pedro Amaral, do bairro São Francisco, Índios, no distrito de Índios e Frei Bernardino, do bairro Frei Rogério. Estas Unidades terão turmas compostas por estudantes do 1º e 2º ano ou do 3º ao 5º ano dos anos iniciais Ensino Fundamental, conforme escolha das direções de cada unidade. Os estudantes participarão de atividades maker, que utilizam a metodologia “aprender fazendo”, com princípios básicos de robótica e programação.

A prefeita Carmen Zanotto destacou a excelência educacional do Sesi e Senai e as oportunidades que a parceria trará aos estudantes do Sistema Municipal de Educação. “Quando falamos em educação municipal conectada, devemos ter em mente proporcionar às nossas crianças e estudantes as mesmas oportunidades e qualificação que estudantes do Sesi, Senai e da rede privada possuem”, realça a prefeita Carmen.

De acordo com o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, o Programa Educação Municipal Conectada é mais um compromisso do plano de governo da educação executado. “Nos primeiros seis meses de gestão, dos 12 compromissos do plano de governo da educação que assumimos, executamos oito. Um deles é justamente o Educação Municipal Conectada, que perpassa pelas aulas de robótica, educação maker e iniciação profissional”, ressalta o secretário Cristian.

O vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), mantenedora de Sesi e Senai, Fabiano Ventura, destacou a oportunidade de retribuir ao município as oportunidades e acolhimento que recebe no município. “Estamos muito felizes em instituir essa parceria. Sabemos que será algo perene, que durará bastante tempo. As profissões do futuro hoje passam pela robótica, inteligência artificial e automação. Também é uma oportunidade valiosa de retribuir ao município as oportunidades que sempre tivemos em Lages”, destaca.

Todo o material didático, prático e uniformes do Programa Educação Municipal Conectada serão fornecidos pelo Sesi e Senai.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!