Bolos, docinhos, pães, pastéis, creme belga, glacê suíço e a porta de entrada para um mundo de sabores e possibilidades de empreender
Com técnicas que vão desde a elaboração de massas perfeitas até a decoração de bolos sofisticados, aprendendo a criar verdadeiras obras de arte comestíveis. A oficina de confeitaria aconteceu no Banco de Alimentos de Lages em período integral nos dias 23 e 24 de Abril, com a iniciativa da Assistência Social de Lages através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Totalizando 14 participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS – Lages possui oito unidades) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS – Lages tem três), Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saicas – Lages possui dois) e Acolhimento Pop, com o objetivo de contribuir com a formação dos usuários dos equipamentos da secretaria e trabalhadores ligados à produção de alimentos.
Além de adquirir habilidades técnicas, a oficina também proporcionou a prática na cozinha, os desafios de produção e ao todo foram 23 receitas entre doces, salgados, passando pelo pão de ló e chegando ao glacê suíço, possibilitando o desenvolvimento da criatividade, estando pronto para empreender, gerando oportunidades e renda extra.
A Prefeita Carmen Zanotto reforça o compromisso em ofertar oportunidades a comunidade e gerar renda. “Estamos empenhados em oportunizar cursos em diversas áreas da gestão, isso é compromisso nosso e estes 14 alunos vão ter a chance de gerar renda para sua família com estas delícias que eles aprenderam a produzir”, salienta a prefeita.
A aluna Sara Zanatta elogia a iniciativa do curso. “O curso foi espetacular, aprendi muita coisa que vou levar para o empreendedorismo”. Já a Instrutora e Professora do Senar destaca a qualidade e a geração de renda. “A qualidade de vida está atrelada em alimentos feitos com amor e com produtos bons, trabalhamos com o mais caseiro e artesanal, fico grata de ter ministrado a oficina, o resultado para alunas de empreender vai ser gratificante também para mim”, salienta a instrutora Izolete Aboun Hatem.
“É extremamente gratificante observar que podemos transformar a vida de 14 famílias a partir deste dia, podendo aproveitar o aprendizado na oficina em renda extra. A Secretaria de Assistência Social trabalha fortemente em gerar oportunidades para a população”, comenta a Secretária Inês das Graças Salmória.
Receitas oferecidas na oficina:
Pão de ló, recheio de coco, dois tipos de recheio de abacaxi, dois tipos de recheio de leite condensado, crocante de amendoim, creme belga, tortinha de massa flora, brigadeiro, beijinho de coco, calda do doce caramelado, cajuzinho, butter cream, glacê suíço, glacê de açúcar queimado, cobertura de nata ou recheio, ganache, cobertura de chocolate para mesclado, recheio de frango (utilizado nos rissoles, coxinha, pastel de forno, empada), pastel de forno, esfiha, recheio de carne moída dois (para esfiha e Pastel assado), empadinha, rissoles e coxinha.
Texto e Fotos: Samuel Gonçalves