Benefício que vai chegar diretamente a 34 milhões de aposentados, pensionistas e contemplados por auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário de 2025 estará nas contas a partir do fim de abril.
A ação foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana e vai colocar R$ 73,3 bilhões à disposição dos brasileiros. O decreto que oficializa a medida foi publicado na edição de sexta-feira, dia 4, do Diário Oficial da União.
O objetivo é permitir que os beneficiários paguem contas, comprem remédios, façam a compra do mês e supram necessidades básicas com mais tranquilidade. Pelo cronograma anunciado pelo Ministério da Previdência Social, a primeira metade será paga entre 24 de abril e 8 de maio.
O grupo prioritário é composto por beneficiários que recebem até um salário-mínimo (R$ 1.518). O segundo grupo – quem ganha acima do piso nacional – terá o benefício creditado entre 2 e 8 de maio. O INSS programou o pagamento da segunda parcela do adiantamento entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Foto: Divulgação
Como saber a data?
O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Por exemplo, no cartão 999.999.993-9, o número que define o pagamento é o 3. De acordo com a tabela de pagamentos do 13º salário adiantado, esse beneficiário recebe o crédito da primeira parcela no dia 28 de abril.
Fake news
O INSS ressalta que não há previsão de pagamento de “14º salário” no fim do ano. A informação falsa circula em redes sociais e plataformas de vídeo e texto. Essas informações não são verdadeiras.