Assim que saiu o resultado da apuração, antes das 20h, Carmen orientou os apoiadores e militância a não fazerem festa em frente à Catedral Diocesana, onde estava acontecendo uma missa naquele horário. A festança da vitória nesse local ocorreu somente após o termino da celebração
Carmen Zanotto (Cidadania) foi eleita prefeita de Lages, neste domingo (6), com 58,47% dos votos, somando 50.734. Ela derrotou seu principal adversário, Elizeu Mattos (MDB), que somou 24,23% dos votos (21.021 votos). Lio Marin (União Brasil) fez 13,47% dos votos (11.690),Claudia Bratti (PT) ganhou 3,72% (3.225) e Leandro Brugnago (PCO) 0,12% (100). Com o resultado, Carmen se tornou a primeira mulher eleita prefeita em Lages.
Muito emocionada, Carmen comentou sobre o resultado da eleição logo após ser declarada prefeita eleita. Assim que saiu o resultado da eleição, antes das 20h, apoiadores e militantes se reuniram no comitê do partido, que fica perto do Terminal Urbano. Ele orientou a todos que se deslocassem até a praça da Catedral Diocesana, onde tradicionalmente ocorre a festa da vitória nas eleições, somente após o término da missa que estava acontecendo no local naquele horário. A festança da vitória nesse local ocorreu somente após a celebração.
“Quero agradecer a cada lageano que me acolheu em sua casa, às empresas que nos receberam e a todos os nossos candidatos a vereadores. Vamos trabalhar muito nestes quatro anos. Eu tenho certeza de que vamos fazer um grande governo”, declarou.
Quem é Carmen Zanotto
Carmen Zanotto tem 61 anos. Ela é enfermeira e deputada federal desde 2011, quando foi suplente (em 2014, elegeu-se como titular). Desde então, a política se reelegeu para deputada federal duas vezes. Foi Secretária de Estado da Saúde no Estado de Santa Catarina em 2021 e, novamente, em 2023, na gestão de Jorginho Mello (PL).
Na eleição passada, ela havia sido derrotada pelo atual prefeito, Antonio Ceron, por uma diferença de apenas 56 votos. Desta vez, ela fechou uma coligação forte, sobretudo com o Podemos, do deputado estadual Lucas Neves, que indicou o candidato a vice-prefeito Jair Júnior. CArmen também teve apoio importante de importante de lideranças políticas, como o deputado estadual Marcius Machado (PL) e o governador do estado, Jorginho Mello.