Notícia no Ato

Balanço apresentado pelo Comando da Polícia Militar aponta queda em casos de violência física e crimes contra o patrimônio

Os empresários da Associação Empresarial de Lages receberam na reunião desta segunda-feira, 09 de setembro, o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Marcos Paulo Rangel, que apresentou uma análise comparativa do primeiro semestre de 2023 com relação ao mesmo período de 2024, além de algumas ações desenvolvidas pelo 6º BPM para a melhoria dos índices de criminalidade em sua região de atuação.

Entre os dados apresentados, chamou a atenção o aumento de 14,4% das ocorrências de perturbação do trabalho ou sossego alheios, totalizando 5.554 registros no primeiro semestre. Segundo o comandante, esse aumento pode ser parcialmente explicado pelo aumento no número de atendentes do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), “a contratação de mais atendentes temporários aumentou a capacidade de atendimento das ligações de emergência. Enquanto a viatura se desloca para atender essas ocorrências, deixa de estar fazendo rondas”, frisou.

Outro destaque da análise foi o aumento expressivo em ocorrências relacionadas a drogas. O tráfico de drogas teve um aumento de 5,9%, e os casos de posse para uso pessoal tiveram uma elevação de 49,6%. O Comandante informou que em 2024 já foram apreendidos 876.383 kg de drogas.

Com relação aos casos de violência física e crimes contra o patrimônio, a notícia é positiva. As ocorrências de lesão corporal leve caíram 7,8%, e as de lesão corporal grave diminuíram em 11,5%. Nos crimes contra o patrimônio, embora os casos de furto tenham aumentado 2,8%, os registros de roubo tiveram uma redução significativa de 16,9% e os casos de estelionato reduziram 10,8%.

O Tenente Coronel Rangel destacou ainda ações preventivas, como as visitas a escolas e Estação Inverno, além da expansão dos programas de prevenção, como a Rede de Vizinhos, Rede de Segurança Escolar, Rede Rural de Segurança e Rede Catarina de Proteção a Mulher, que envolvem milhares de membros da comunidade e atuam diretamente na educação e prevenção de crimes.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!