Notícia no Ato

Assistência Social e Habitação prepara abrigo temporário para receber população de rua durante o inverno

O espaço funcionará até setembro deste ano e está localizado na av. Papa João XXIII, nº 1352, bairro Ipiranga, no antigo Seminário Diocesano

Devido às baixas temperaturas registradas no inverno, na próxima quarta-feira (20 de junho), a Secretaria de Assistência Social e Habitação, através da Diretoria de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, disponibilizará para as pessoas que vivem em situação de rua o Serviço de Proteção em Situações de Emergência, conhecido como Abrigo Temporário.

Localizado na av. Papa João XXIII, nº 1352, bairro Ipiranga, no antigo Seminário Diocesano, o espaço dispõe de dois andares e com ambientes amplos, contendo diversos quartos, banheiros, cozinha, sala de estar e almoxarifados para armazenar alimentos e roupas. Segundo o coordenador de manutenção da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Jean Carlos Rodrigues, os principais reparos foram na instalação elétrica, esgotamento sanitário, colocação de vidros nas janelas, restauração de portas, banheiros, entre outros. Com o apoio das demais Diretorias da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Secretarias Municipais, Defesa Civil, Fundação Carlos Jofre do Amaral (FCJ), Paróquia Sagrada Família e Mitra Diocesana, o Abrigo Temporário funcionará até setembro deste ano.

De acordo com a diretora do Serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade, Jamile Araújo Yared, alguns dos objetivos do Serviço são: assegurar o acolhimento imediato em condições dignas e de segurança, manter alojamentos provisórios, identificar perdas e danos ocorridos, cadastrar as pessoas nesta situação, inseri-las no Cadastro Único (CadÚnico), articular a rede de políticas públicas e redes sociais de apoio para prover as necessidades detectadas, promover a inserção na rede socioassistencial e o acesso a benefícios eventuais.

Encontrou alguém dormindo na rua, ligue para o Serviço Especializado de Abordagem Social e informe o local. Os telefones úteis são: 98406-2980 ou 99921-1125.

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Acolhimento Pop

Além da casa que funcionará como abrigo, exclusivamente durante o período da noite, a prefeitura também dispõe do Centro Pop, que atende durante o dia pessoas em situação de risco e até migrantes, fornecendo refeições, atendimento psicossocial e outras atividades.

Acolhimento Pop

Funciona como um abrigo institucional por um período maior de tempo, para indivíduos e famílias que também estão em situação de risco. O secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, destaca que no período de inverno requer uma atenção maior por parte do poder público, por isso é criado o abrigo temporário, explica.

Foto: Daniel Costa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário