Notícia no Ato

Filme “ Lages, a Força do Povo” está disponível no YouTube

Documentário retrata uma importante parte da história política e social do Brasil.

O filme “ Lages, a Força do Povo”, da cineasta Tetê Moraes, gravado há quatro décadas, foi digitalizado e, agora, está disponível no YouTube. Em pouco mais de uma hora, o documentário, que tem classificação livre para púbicos, apresenta a experiência da administração municipal democrática e inédita, liderada por Dirceu Carneiro e equipe, e que chamou a atenção do país.

Durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, o Brasil passava por um período de transição política sob o regime militar, marcado pela flexibilização do regime e início da abertura política. Nesse contexto, a cidade de Lages, em Santa Catarina, viveu um momento de ebulição política e social sob a liderança do jovem prefeito e arquiteto Dirceu Carneiro.

Dirceu Carneiro, que não fazia parte da oligarquia Ramos que dominava a política local há mais de um século, implementou diversas políticas de participação popular. Entre as iniciativas, destacaram-se os mutirões para construção de casas populares, o pioneiro orçamento participativo, programas de pavimentação popular, políticas de medicina nos bairros e acesso universal aos serviços de saúde e hortas comunitárias.

Essas ações inovadoras atraíram a atenção da imprensa nacional, incluindo o jornalista e ativista político Márcio Moreira Alves. Ele escreveu o livro “Lages, a Força do Povo”, detalhando as transformações na cidade. O interesse também levou à produção de um documentário homônimo pela cineasta Tetê Moraes, filmado em 1982 e financiado pela Embrafilme, que retratou o impacto das políticas locais.

O filme, originalmente em acetato de 16mm, enfrentou o desafio do desuso desse tipo de mídia, impossibilitando sua exibição contínua. O material positivo foi preservado pelo Centro Técnico Audiovisual do Rio de Janeiro, que em 2021 informou Tetê Moraes sobre a impossibilidade de garantir a integridade física do material devido aos cortes orçamentários do Governo Federal. O filme foi exibido em quase 4 mil prefeituras do país.

Tetê Moraes, juntamente com Daniela Carneiro, filha de Dirceu Carneiro, a historiadora Suzane Faita e o produtor cultural Sérgio Sartori, organizou um financiamento coletivo para a digitalização da obra. O resultado financeiro superou as expectativas iniciais, permitindo não só a digitalização do filme, mas também seu relançamento, em junho de 2022, com a presença da cineasta Tetê Moraes, do ex-prefeito Dirceu Carneiro e da ex-vereadora Terezinha Fornari Carneiro em rodas de conversa após as exibições.

Texto: Matakiterani

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!