Notícia no Ato

CCJ aprova audiência pública para debater plantio de pinus na Coxilha Rica


Iniciativa de Lucas Neves visa discutir proposta de Ivan Naatz que busca proibir o reflorestamento; setor florestal da Serra catarinense é fundamental para economia local

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, no primeiro dia do ALESC Itinerante em Criciúma, a realização de uma audiência pública para discutir o reflorestamento de pinus na Coxilha Rica, em Lages.

A iniciativa atende a um pedido do deputado estadual Lucas Neves (Podemos) para debater o tema após o colega Ivan Naatz (PL) apresentar um projeto de lei que visa proibir o plantio de pinus na região, o que foi prontamente criticado pelo representante serrano.

“Essa proposta é descabida e sem propósito. Peço que essa ideia não avance aqui na casa”, declarou Lucas Neves na tribuna.

O parlamentar destacou seu posicionamento citando o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), que argumenta que tal legislação contraria a liberdade econômica garantida pelas leis brasileiras, além de prejudicar economicamente pequenos produtores rurais e gerar custos desnecessários ao Estado.

A data e o local da audiência pública serão divulgados em breve pela Assembleia Legislativa.

A indústria de base florestal de Lages e da região da Serra catarinense tem uma importância significativa, com mais de 300 mil hectares de florestas plantadas, predominantemente pinus e eucalipto. A região conta com mais de 400 empresas, gerando mais de 14 mil empregos diretos e quatro mil indiretos.

Quando se trata dos valores agregados para a Serra, os números comprovam a importância do setor. Em 2023, houve um aumento nas exportações, totalizando US$ 144,30 milhões, enquanto as importações alcançaram US$ 26,4 milhões. O comércio internacional da região abrange mais de 40 países em todos os continentes.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!