Notícia no Ato

Empretec completa 25 anos de execução no Brasil

Considerado um dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo, o Empretec é ministrado no país com exclusividade pelo Sebrae desde 1993
Em junho, o Sebrae comemora os 25 anos de implantação do Empretec no Brasil. Considerado um dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo, a metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU visa o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e a identificação de novas oportunidades de negócios.
O Empretec foi originalmente lançado pelo Centro de Corporações Transnacionais das Nações Unidas em 1988, chegando ao Brasil em 1993, tendo o Sebrae como a única entidade autorizada a executar a metodologia no país.
“Reconhecido no Brasil e em muitos países como um dos melhores programas de capacitação em empreendedorismo, o foco do Seminário é despertar e potencializar o comportamento empreendedor do participante que, dessa forma, aprimora a sua forma de fazer a gestão de um negócio, aumentando a competitividade das empresas e fortalecendo a economia. Outro diferencial do Empretec é que o empreendedor aprende e reafirma o seu conhecimento, aplicando-o no curso”, explica o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Engº Sérgio F. Cardoso.
A metodologia é aplicada em todos os estados do Brasil e, desde a sua implantação, mais 240 mil pessoas já participaram do curso. Um deles é o curitibano Heros Ribeiro Ferreira. Depois de dedicar mais de 20 anos ao esporte e à vida acadêmica no eixo Rio-São Paulo, ele decidiu se instalar na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú. O plano era abrir uma empresa com a esposa, Pamela Gill Ferreira, mestre em Educação Física e também fisiologista.
Uma das primeiras iniciativas foi procurar o Sebrae/SC e se inscrever para o Empretec. “Tinha conhecimento técnico, profissional e acadêmico, mas faltava a visão empresarial. Passei muito tempo sendo empregado e não me sentia seguro”, recorda. A insegurança foi superada e a Hero Sport Science – Clínica de Performance Esportiva abriu ao público no dia 18 de setembro, apenas um mês depois da conclusão do seminário. “Agora estou preparado para aproveitar meu potencial e ser um empresário forte. Aprendi que não preciso fazer tudo pessoalmente para ter garantia de qualidade. A empresa não pode ser dependente de mim. Posso delegar e assim ter mais tempo para buscar novas oportunidades”, declara Heros.
De acordo s gerente da Unidade de Empreendedorismo e Inovação do Sebrae/SC, Mariana Grapeggia, o nível de assertividade e satisfação de quem faz o Empretec é a prova do sucesso de tantos anos no Brasil. “Segundo pesquisa do Sebrae realizada em março de 2018, dos clientes atendidos em 2017, a satisfação geral com o Empretec garantiu ao curso nota média de 9,2 pontos, sendo que 76,5% estão muito satisfeitos e atribuíram notas 9 ou 10”, conta.
A pesquisa ainda revela que a maior parte das empresas, após a participação no Empretec, registrou um aumento no faturamento mensal. E a nota média da recomendação do Empretec alcançou 9,6 pontos. “O Brasil é referência na condução do seminário Empretec, seja na satisfação, no impacto, na gestão, na qualidade das equipes de facilitadores e selecionadores, entre outros”, finaliza Mariana.
Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário