Clima de pura adrenalina, com demonstrações de esforço e talento em manhã e tarde de disputas acirradas
O Estádio Vidal Ramos Júnior foi novamente alvo dos holofotes de grandes momentos nesta sexta-feira (19 de setembro) durante o segundo dia das provas de atletismo dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), a 18ª edição e a primeira da história de Lages, cidade-sede, de 16 a 21 de setembro. Em seu terceiro dia de programação de disputas, o evento oportunizou performances vibrantes e histórias inspiradoras em provas de velocidade/corrida, como, de 1.500 metros rasos e 200 metros rasos, lançamento de dardo, lançamento de disco, arremesso de peso e salto em distância.
Atletas lageanos brilharam em diversas finais, conquistando medalhas e levantando a torcida que acompanhou cada chegada e cada arremesso. É o caso de Nabocodonossor El Charif, o Nabuco, pois conquistou três medalhas no Parajasc Lages 2025, das quais, ouro no lançamento de disco nesta sexta-feira (19) e duas pratas no lançamento de dardo um dia antes, na quinta-feira (18). “A mudança de chave foi depois dos AVCs (Acidente Vascular Cerebral). Apesar de eu ser uma pessoa nova, fui acometido por dois AVCs, e não quis sair do esporte, continuei como treinador de futsal, mas relutei em participar como paratleta, de aceitar esta deficiência; este déficit motor que ficou do lado direito. Estou aqui hoje, com duas medalhas de prata e uma de ouro. Que sirva isto de incentivo ‘pra’ muita gente que acaba entrando em depressão, chegando no fundo do poço, e consegue sair. Nada melhor do que o esporte ‘pra’ nos levar ‘pra’ este bem”, comenta Nabuco.
Nabocodonossor pertence à classe F35, para atletas com transtorno do movimento e falta de coordenação motora de grau moderado. Alguns deles também com transtorno do movimento de baixo grau nos braços. Estes atletas minimizam o efeito cronometrando a fase de lançamento com precisão. O atletismo T11 é uma classe de competição nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A paratleta corredora, Maria Cristina Farias dos Santos, representou Lages em seu primeiro Parajasc, e foi prata nos 200 metros e bronze nos 400 metros na modalidade de corrida. Alegria em competir. “Consegui estas medalhas com muita garra, com muita emoção, juntamente à equipe da Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips). Os professores, a coordenação, me incentivaram muito. ‘Pra’ mim é uma emoção muito grande, porque é a primeira vez que eu participo do Parajasc. Desejo a todos os esportistas este sentimento: O importante é estar aqui, com medalha ou sem medalha… A gente ser feliz, ser forte e perseverante”, destaca a paratleta.
Marai Cristina está na classe T11, destinada a atletas com deficiência visual quase total. Alguns deles têm a capacidade de identificar um objeto a 25 centímetros de distância. Todos competem com óculos escuros e com um guia. Assim como a F35, o atletismo T11 é uma classe de competição nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Com a presença de delegações de várias regiões do Estado (74 municípios e mais de 2.470 atletas em 14 modalidades totais, incluindo natação, em Blumenau), a programação do Parajasc em Lages segue movimentando os cenários esportivo, turístico e econômico da cidade. As competições continuam no fim de semana, com mais modalidades, e a expectativa de novas conquistas para os atletas lageanos.
Esporte inclusivo e Lages mais feliz. “É um orgulho para Lages receber uma etapa que valoriza a determinação e o espírito esportivo. Cada atleta que compete aqui é um exemplo de talento e inspiração. O Estádio Vidal Ramos Júnior e outras praças esportivas vivem dias de festa e de reconhecimento ao paradesporto”, celebra a prefeita Carmen Zanotto.
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, também comemora os resultados e a participação dos lageanos. “Estamos vendo um grande espetáculo. Nossos atletas se prepararam muito para este momento e estão representando Lages com garra. As provas de atletismo demonstram a força do paradesporto catarinense e recordam nossa estrutura acolhedora a todos os competidores.”
Programação dos dias 20 e 21 de setembro:
Sábado (20)
· Atletismo – Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior – Horário comercial;
· Basquetebol em cadeira de rodas e DI – Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) – Horário comercial;
· Bocha Paralímpica – CentroSerra Convention Center – Horário comercial;
· Tênis de Mesa – CentroSerra Convention Center – Horário comercial;
· Parataekwondo – CentroSerra Convention Center – Horário comercial;
· Bocha Raffa – Centro Dia do Idoso, Lages Sauna Clube, Ginásio Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) e Clube Caça e Tiro 1º de Julho – Horário comercial;
· Futsal – Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso – Horário comercial;
· Handebol em Cadeira de Rodas – Ginásio da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) – 14h, e
· Xadrez – Ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Horário comercial
Domingo (21)
· Atletismo – Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior – Horário comercial;
· Basquetebol em cadeira de rodas e DI – Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) – Das 8h às 12h;
· Bocha Raffa – Centro Dia do Idoso, Lages Sauna Clube, Ginásio Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) e Caça e Tiro 1º de Julho – Horário comercial, e
· Futsal – Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso – Horário comercial