O número de afogamentos em Santa Catarina apresentou um aumento preocupante de 50% em outubro, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Com 80 casos já registrados desde o início do mês, os dados acendem um alerta para a segurança aquática mesmo antes da chegada da alta temporada turística e do verão.
Os dados do CBMSC contrastam com os 53 casos de outubro do ano anterior, destacando-se ainda mais ao lembrar que, em 2020, durante a pandemia, o número atingiu um pico de 121 casos. Especialistas apontam que a redução no volume de chuvas este ano, com expectativas de outubro fechar entre 140 e 280 milímetros, pode ter incentivado mais visitas às praias, aumentando os riscos de afogamentos.
Os incidentes incluem casos como o de uma adolescente de 12 anos que se afogou na praia dos Ingleses, em Florianópolis, sendo resgatada em estado crítico e transportada ao hospital por helicóptero. Diante deste cenário, o CBMSC reforça a necessidade de supervisão constante de crianças e adolescentes nas áreas aquáticas e recomenda precauções adicionais, como a instalação de barreiras físicas em piscinas e a presença de guarda-vidas em locais de grande circulação.
Fonte: NSC