Notícia no Ato

Xadrez lageano conquista quatro prêmios no Floripa Winter Chess

Competição internacional ocorreu neste fim de semana

A equipe Lages Xadrez Clube/FME conquistou, neste fim de semana, quatro prêmios, no VI Floripa Winter Chess 2022. A competição ocorreu em Florianópolis e reuniu 108 enxadristas de cinco países.

O evento foi realizado pela Federação Internacional de Xadrez (Fide), Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Catarinense de Xadrez (FCX). O torneio faz parte de uma sequência na capital catarinense, sendo um por estação do ano (em janeiro foi realizado o Floripa Chess Open; em abril, o Floripa Autumn Chess, e em outubro acontecerá o Floripa Spring Chess).

De Lages, seis enxadristas disputaram a competição, com destaque para o Mestre Nacional e técnico de Lages, Marco Cordeiro, que conquistou duas medalhas, 8º lugar no Blitz (partidas de no máximo dez minutos) e vice-campeão Sênior no Clássico (partidas de no máximo quatro horas). Marco somou 6 pontos, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, ficando em 13º Lugar no Geral.

Ao lado de Marco, mais dois enxadristas da equipe Lages Xadrez Clube/FME foram premiados. Gabriel Conte dos Santos, campeão Sub-10, e Miguel Batalha Ferro, vice-campeão Sub-12. Completaram a equipe, Moacir Belarmino Ferreira de Andrade (Bolsista Atleta da Fundação Municipal de Esportes – FME), Larissa Blue do Amaral e Silva e Raul Bisconsin, estes em posições intermediárias na competição.

Para Marco Cordeiro, os resultados foram bons, levando-se em conta o alto nível dos enxadristas inscritos e o tempo de jogo. “Seis grandes mestres e cinco países estiveram presentes, além de as partidas serem pelo ritmo clássico, ou seja, podem passar de quatro horas cada. É realmente desafiador e todo resultado é muito difícil”, analisa Marco, que subiu mais 15 pontos no Ranking Internacional e deverá chegar a 2.140 na listagem da Federação Internacional de Xadrez (Fide) no mês de agosto.

A próxima competição da equipe Lages Xadrez Clube/FME será a Etapa Estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Curitibanos, entre os dias 24 e 28 de julho, reunindo as melhores equipes do Estado até 15 anos. Lages irá competir no Masculino e no Feminino.

Texto: Lucia Chaves

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!