Notícia no Ato

Alesc recebe divulgação da Festa da Paçoca

Por iniciativa do deputado Marcius Machado (PL), a sessão ordinária desta terça-feira (16) foi interrompida para que o prefeito de Capão Alto, Tito Freitas, e comitiva apresentassem aos parlamentares e sociedade a 12ª Festa da Paçoca, marcada para 26 a 28 de abril no Parque de Exposições Juca Vieira.

Tito Freitas fez questão de enfatizar o resgate da tradição. “Meu pai contava a história dos tropeiros que se alimentavam de paçoca, o pinhão socado com a charque, a carne de sol. Nossa festa serve para resgatar a tradição e mostrar aos jovens as nossas raízes.”

O prefeito do município serrano disse que os rodeios, competições esportivas e a ampliação do parque farão com que Capão Alto receba de 10 mil a 15 mil pessoas nos três dias de folia. “A primeira festa data de 1998, no meu primeiro mandato. Agora estou concluindo o meu quarto mandato e convido os catarinenses para prestigiar a Festa da Paçoca.”

A primeira experiência na história dos tropeiros foi também lembrada por Marcius Machado. “A semente moída do pinhão com a carne de charque. Por isso, Capão Alto recebeu o título de Capital Catarinense da Paçoca de Pinhão. Venham conhecer esta bela história”, disse o parlamentar.

A realeza é composta pela rainha Ana Caroline Heck, a 1ª princesa Gabriele Camargo Lucrécio e a 2ª princesa Elesandra Córdoba dos Santos.

Por: Agência AL

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!