A Prefeitura de Capão Alto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao “Dia D” de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya . Neste sábado (02), as ações de prevenção serão realizadas no município. Elas acontecerão das 9h às 17 e envolverão agentes comunitários de saúde, equipe de enfermagem, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.
O Dia D, conforme a agente de endemias Gislaine Ribeiro, consistirá em ações de conscientização, orientações e cuidados. A iniciativa irá acontecerá durante visitas domiciliares, com o intuito de impedir o surgimento de focos do mosquito.
Para as atividades, serão mobilizados aproximadamente 15 profissionais das áreas citadas. Todo esse grupo estará dedicado e comprometido ao trabalho de combate ao mosquito. O objetivo é intensificar as ações para eliminar focos e criadouros do mosquito da dengue.
A colaboração das pessoas é indispensável para o combate à dengue, já que, de acordo com levantamento, 80% dos focos do mosquito estão nas residências da população. Outros ambientes como oficinas, cemitérios e quadras poliesportivas também podem servir de criadouro do mosquito. Por isso, manter esses locais limpos é essencial para evitar a proliferação da doença.
Confira algumas dicas que devem ser seguidas para evitar possíveis focos do Aedes aegypti:
- Retirar os pratinhos das plantas;
- Manter a caixa d’água bem fechada;
- Colocar pneus velhos em um lugar fechado ou levar destiná-lo ao local correto;
- Lavar bem as vasilhas dos pets;
- Limpar telhas e calhas para não acumular água;
- Virar garrafas e potes vazios;
- Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
- Conferir o quintal em busca de água parada;
- Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
- Limpar a piscina e tratar com cloro.