Notícia no Ato

Confira o cronograma de atendimento da unidade de saúde de Capão Alto

A Secretaria de Saúde de Capão Alto disponibiliza um cronograma diário de atendimento na unidade de saúde do município. Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, sendo importante que a população fique atenta aos horários para evitar aborrecimento e transtornos.

Toda segunda-feira, conforme a enfermeira da unidade, Laura Koech, é dia de renovação da receita médica, o que acontece com um clínico geral durante todo o período. Neste mesmo dia, outro clínico geral fica responsável pela demanda de classificação de risco e consultas agendadas.

Já nas terça-feiras são realizadas consultas com um médico ortopedista via Sisreg, no período da manhã. Neste mesmo dia, ficam à disposição da população dois clínicos gerais, um das 8 às 14 horas e outro das 8 às 17 horas. Além disso, a população pode fazer a vacina da Covid-19 neste dia, das 8 às 12 horas.

E nas quartas-feiras, a unidade deixa à disposição dos moradores um clínico geral durante todo o período, além de dois especialistas, um obstetra e um pediatra, para atender as consultas via Sisreg, das 8 às 12 horas.

E nas quintas-feiras o atendimento é feito em comunidades do interior do município, com diversos serviços: médico, enfermagem, farmácia, odontológico, vacinação, laboratório, entre outros. Outro clínico geral permanece na unidade de saúde para atender a população durante todo o periodo, além de um cardiologista, das 8 às 12 horas.

Por fim, nas sextas-feiras, são realizados na unidade exames preventivos do colo do útero, popularmente chamado de papanicolau, no período da manhã. Recomenda-se que mulheres de 25 a 64 anos procurem a unidade para fazer o exame, que é feito mediante agendamento, com eventuais exceções caso seja necessário. Além disso, neste dia, um clínico geral atende durante todo o período.

Ainda nas sextas, acontece, a cada 15 dias, atendimento com uma clínica geral juntamente com uma fisioterapeuta. Ambas “estão fazendo um trabalho bem legal com pacientes que sofrem de dores crônicas, abordando diversos tipos de exercícios fisicos”.

As vacinas de rotina, incluindo a da gripe, podem ser feitas diariamente na unidade de saúde. Outros exames podem ser feitos por agendamento, como testes de sífilis, Hepatites B e C, HIV e eletrocardiograma.

Para quem precisar de atendimento na unidade, a recomendação é que use máscara. E quando não puder comparecer no dia da consulta agenda, avise com antecedência para que sua vaga seja cedida para outra pessoa.

Planejamento

A partir do mês de setembro, a unidade de saúde de Capão Alto vai até as escolas para levar aos estudantes informações sobre a Covid-19, as síndromes gripais, a importância de manter a carteirinha de vacinação em dia, além de orientações sobre alimentação saudável, sexualidade, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

Médicos que atendem na unidade

Niller (cardiologista)

José Branco (ortopedista)

Túlio (pediatra)

Rodrigo (obstetra/ ginecologista)

Saula, Gabriel e Amanda (clínicos gerais)

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!