Notícia no Ato

Prefeitura busca solução rápida para resolver problema da falta d’água em comunidade do interior de Capão Alto

A Prefeitura de Capão Alto está trabalhando para encontrar uma solução definitiva para resolver o problema da falta de água na localidade de Vacas Gorda, no interior do município. O prefeito Tito Freitas procurou o Cisama, da Amures, para viabilizar a perfuração de um novo poço na comunidade, já que o atual apresenta uma série de problemas, prejudicando o abastecimento dos moradores.

Na foto: Secretário municipal da Defesa CivilJaissom Moraes e José de Oliveira

Segundo o secretário municipal Diego Machado, o poço que atende os moradores, que vivem no local, vem dando sinais de que não consegue mais abastecer toda a comunidade. Enquanto não se resolve a situação, a Prefeitura está fornecendo água potável aos moradores.

O secretário informou que, devido ao alto consumo, muitas vezes de maneira inadequada, a bomba chegou a trabalhar a seco, por isso, apresentou problemas. A empresa contratada pela Prefeitura tentou várias vezes resolver a situação – trocou a bomba, realizou outras intervenções, mas o problema da falta de água persiste.

“Temos feito procedimentos para melhorar o abastecimento de água na comunidade. Sempre procuramos atender os moradores, temos tomado providências para resolver o problema. A última delas foi o contato que o prefeito Tito Feitas fez com o Cisama para a fazer a perfuração de outro poço artesiano na comunidade”, destacou Diego.

Ele afirmou que, o atual poço está isolado e, no prazo de 15 a 20 dias, será perfurado um novo poço. “A nossa esperança é conseguir uma vertente de 3 a 4 mil litros de vazão por hora, para suprir a demanda da comunidade, que cresceu muito nos últimos anos. Os trâmites para perfurar o novo poço já estão em andamento. Estamos correndo atrás da resolução dos problemas. Pedimos a compreensão dos moradores”, disse o secretário Diego, destacando que a Casan deve assumir o abastecimento no local.

O morador José de Oliveira, de 73 anos, destacou que os problemas de abastecimento de água na localidade são constantes. “A situação está complicada. Eles (equipe que faz a manutenção do poço) mexem, mas a falta de água continua. Não vem uma gota d’água”, disse.

Quem também sofre com a falta d’água é a moradora Maribel de Fátima Neris Varela. “Minha mãe é cadeirante e precisa de água para tomar banho. Ultimamente está bem complicado. Eles trocam bomba, equipamentos [do poço], mas a situação não se resolve”, lamentou.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!