Notícia no Ato

Estudantes aprendem o valor das brincadeiras antigas por meio da arte

Inspirado nas obras do artista brasileiro Ivan Cruz, que fez um resgate das brincadeiras infantis, estudantes do 3º ano, da Escola Valmor Antunes dos Santos, em Capão Alto, conhecerem a importância das brincadeiras antigas, muitas delas já esquecidas, devido ao avanço dos meios tecnológicos. As práticas também tiveram por objetivo conscientizar os alunos em relação aos cuidados com o meio ambiente. Os trabalhos foram coordenados pela professora Deise Rech.

Os brinquedos, conforme a professora, foram construídos com material reciclado. “As crianças amaram, elas perceberam que materiais simples, que antes eram jogados no lixo, podem ser transformados em brincadeiras diferentes, numa coisa legal”, disse a professora.

Ela afirmou que vem buscando, junto aos estudantes da escola onde leciona, trabalhar a questão da consciência ambiental, com ênfase na questão da reciclagem do lixo, através do Projeto Reciclapão, que vem sendo desenvolvido em Capão Alto por iniciativa da Prefeitura local. Tais práticas são muito importantes, já que buscam desenvolver o pensamento crítico no que tange a questões ambientais. Do ponto de vista de reciclagem, o objetivo é fazer com que os alunos passem a valorizar o essencial, compreendendo que é possível aproveitar muitos materiais descartados como “lixo”.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!